5 aplicativos para melhorar seu foco e produtividade

Melhorar seu foco e sua produtividade fará bem para sua carreira profissional e para o seu bem-estar

Nos dias atuais temos que lidar, cada vez mais, com a pressa e com a cobrança para finalizarmos as tarefas o mais rápido possível. Porém, isso gera ansiedade que, por consequência, proporciona falta de foco e produtividade. 

Nós da MetLife nos preocupamos com seu bem-estar. Por isso, vemos que as pessoas devem procurar maneiras de conseguirem melhorar seu foco e, por consequência, sua produtividade. Sendo assim, listamos 5 apps que podem te auxiliar nessa busca por se manter mais focado e produzir mais. 

1. Trello 

Se você trabalha home office ou junto com uma equipe de pessoas, o Trello é ideal para organizar seus projetos. Ele permite criar projetos e inserir tarefas de uma forma que a organização e a produtividade sejam colocadas em prática. 

Em cada tarefa pode ser colocado data e hora de entrega, anexar arquivos, comentar, adicionar tags, entre outros. Além disso, é possível adicionar outros membros da sua equipe para visualizar o projeto e delegar quais tarefas cada pessoa precisa fazer. 

Dessa forma, se tem um controle do que a equipe e você estão fazendo. Sem contar que, como você sabe o que precisa fazer, é mais simples de focar no que realmente é importante. 

2. Google Calendar 

Google Calendar (ou Google Agenda) é uma agenda virtual que você pode utilizar para anotar seus compromissos, reuniões e trabalhos a serem entregues aos clientes. Nele pode-se adicionar o evento e definir um lembrete para ser notificado previamente e, assim, não perder o compromisso. 

Além disso, é possível anexar arquivos, fazer conversão de fuso horário e até visualizar a agenda dos seus colegas de equipe. Essa última opção é ideal para quem é gestor de equipe ou precisa marcar uma reunião.  

Além de todos esses benefícios, o Google Calendar pode ser acessado do computador ou de celulares com acesso à internet.  

3. ToDoIst 

ToDoIst é voltado para anotar suas tarefas rotineiras. É como se fosse uma agenda com listas do que fazer em cada dia da semana. Apesar de se parecer um pouco com a ideia do Google Calendar, o ToDoIst apresenta funções diferentes que o transformam em um aplicativo voltado mais para lista de afazeres. 

Uma boa funcionalidade que ele apresenta é a opção de programar tarefas que se repetem, por exemplo, regar as plantas a cada dois dias. Para salvar essa atividade, você só precisa inseri-la uma vez e configurar como uma tarefa recorrente. 

Além disso, você pode criar projetos e assim, listar o que precisa ser feito em cada um deles. Há a opção de inserir outras pessoas da equipe em um projeto. 

4. Evernote 

Sabe quando surge uma ideia para um novo projeto, para um novo produto ou se lembra de um vídeo que precisava assistir? O Evernote vai ser seu melhor parceiro nessas horas. Nele você pode fazer anotações, sejam elas escritas ou em forma de desenho. 

O Evernote permite que criar cadernos a fim de manter uma organização das suas ideias. Assim, se tiver uma ideia sobre o trabalho atual, anote no caderno referente a este trabalho e se tiver uma ideia para um novo projeto é só criar mais um caderno. 

5. Be Focused 

O hábito de manter o foco em apenas uma tarefa até terminá-la pode ser facilitado com o uso de um aplicativo, como o Be Focused. Ele permite que você programe quanto tempo deseja ficar focado em uma tarefa, assim como as pausas.  

Dessa forma, pode-se utilizar a técnica Pomodoro e ajustar o Be Focused para manter o foco por 25 minutos e ter uma pausa de 5 minutos. Assim, a cada 4 tempos de foco, é feito 30 minutos de pausa.  

Além de ter essa funcionalidade, o Be Focused pode ser usado para gerenciar lista de tarefas e controlar suas metas mensais, semestrais ou anuais. Porém, diferente dos outros aplicativos desta lista, o Be Focused só está disponível apenas para celulares com sistema iOS. 

Os aplicativos servem para te auxiliar na busca por mais foco e produtividade. Sendo assim, você tem que entrar com sua determinação para conquistar os resultados que deseja atingir. Com o tempo, você também verá que ter mais foco e produtividade dependem de bons hábitos que são inseridos em nossas vidas.