5 dicas para evitar procastinação

Procrastinar faz com que as tarefas acumulem e é nessa hora que a ansiedade aumenta. Aprenda a evitar

O dia a dia tende a passar muito rápido e quando vemos é final do expediente e não terminamos todos as tarefas em nossa lista. É natural do ser humano querer deixar as coisas para depois e, assim, as tarefas vão se acumulando.

Nós da MetLife nos preocupamos com seu bem-estar e qualidade de vida. Já que ao deixar as tarefas para depois, a ansiedade só tende a aumentar quando vemos todas elas acumuladas, é preciso disciplina para evitar o acúmulo.

A arte de procrastinar

Sabe aquela tarefa que você pensa que dá de deixar para amanhã? Ou então, quando você acha mais interessante passar 15 minutos assistindo a um vídeo do que 30 minutos resolvendo um problema? Se você já passou por isso, saiba que está procrastinando.

Nosso cérebro é programado a sentir prazer sempre que terminamos alguma tarefa. Sendo assim, costumamos nos sabotar e fazer as tarefas que parecem ser mais fáceis ou demandam menos tempo para concluí-las. Assim, temos prazer mais rapidamente. 

Dessa forma, as tarefas mais longas ou que exigem um pouco mais de esforço vão ficando para depois. Quando vemos não temos mais tempo para deixar para depois. 

Esse ato de fazer tudo em cima do tempo provoca duas situações: um trabalho que pode ficar mal feito e o aumento do estresse por não ter tempo suficiente.

5 dicas de como não procrastinar:

1. Observe-se

Comece a se observar e identifique padrões. Perceba quais são as tarefas que com mais frequência você costuma deixar para depois e quais são os pontos de distração. Com isso, crie mecanismos para que a procrastinação ocorra com menos frequência. 

Por exemplo, se as redes sociais são os principais pontos de distração, deixe o celular longe de você ou até desligue a internet do celular. Se esforce para focar sua atenção na tarefa que precisa ser concluída. 

2. Faça uma coisa por vez

É comum que, por conta da ansiedade, começamos a fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo para terminá-las logo. Porém, ao fazer isso não dedicamos a atenção necessária para elas e não as fazemos com tanta qualidade.

Então, faça uma lista das tarefas, colocando as mais urgentes em primeiro lugar e comece a fazê-las uma por vez. No final, tudo vai ser entregue no horário e com qualidade.

3. Diminua os estímulos externos

Como já falamos, os estímulos externos fazem com que sua atenção seja desviada mais facilmente. Vídeos, tirinhas, TV e redes sociais sempre vão ser mais interessantes do que a tarefa que está com um prazo longo para terminar. 

Então, fique longe das fontes de distração. Se preciso, coloque o celular em modo avião, desligue a internet do computador e não ligue a TV. 

4. Utilize técnicas comprovadas

Há algumas técnicas para se manter focado e evitar a procrastinação. Entre elas, temos a técnica Pomodoro. Ela consiste em trabalhar por períodos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos. Durante os 25 minutos é preciso trabalhar focado sem se distrair e nos intervalos pode descansar ou fazer qualquer outra coisa que não esteja relacionado com a tarefa. 

Após fazer 4 ciclos de 25 minutos + 5 minutos de intervalo, deve ser feita uma pausa de 30 minutos.

Essa técnica é baseada em estudos científicos que chegaram à conclusão de que as pessoas conseguem ficar focadas em uma tarefa, em média, 25 minutos.  

5. Divida a tarefa em passos

Na maioria das vezes não conseguimos ficar focados, pois achamos a tarefa complicada demais. Quando isso acontecer, procure dividir a tarefa em partes.

Crie uma lista e enumere as partes da tarefa para você ir fazendo, pode intercalá-la com outras tarefas. 

Siga as dicas e se dedique a deixar de procrastinar tanto. Você irá ver que seu trabalho será bem mais produtivo.