5 perguntas comuns em entrevistas de emprego e como se preparar

Tire um momento para refletir sobre suas respostas e sinta-se mais seguro no momento da sua entrevista

Seja ao buscarmos um primeiro emprego, ou quando tomamos a decisão de seguir novos rumos em nossa carreira, uma etapa é comum nesse processo: a entrevista. E tão comum quanto, é o nosso sentimento de ansiedade e insegurança com as perguntas que nos serão feitas.

Aqui na MetLife entendemos que para um bom desempenho numa entrevista é preciso preparação. O recrutador vai fazer perguntas e temos que responder da forma mais correta e segura possível, pois, queremos ser aprovados para a vaga.

De modo geral, algumas perguntas feitas nas entrevistas de emprego são bastante comuns. Por isso, é possível refletir sobre as respostas para que você se sinta mais relaxado. Confira.

5 perguntas mais frequentes na entrevista de emprego

1. Fale um pouco sobre você

Essa é uma das primeiras perguntas que são feitas pelo entrevistador. Nessa hora, você tem a oportunidade de falar sobre a sua história profissional. 

Se atenha à sua formação, sua carreira profissional, suas capacidades e competências. Seja sincero e modesto. Só fale sobre seu lado pessoal se o recrutador perguntar.  

Um detalhe importante para essa resposta é tentar resumir tudo em um ou dois minutos. Então, treine sua resposta em casa até ficar bem enxuta, mas com informações relevantes. 

2. Quais são seus pontos fortes e fracos?

Ouvir essa pergunta provoca uma certa ansiedade, pois como falar de pontos fracos sem perder a chance de conquistar a vaga e como falar dos pontos fortes sem parecer arrogante? 

Todo profissional tem qualidades e defeitos, a questão é como falar sobre eles ao entrevistador. O objetivo dessa pergunta é saber se você está sendo sincero, se sabe se definir e se você tem a ver com o perfil da empresa. 

Procure não dar respostas prontas, como “sou perfeccionista”. Fale um defeito, mas complete com o que você está fazendo para melhorar. Por exemplo: “Sou um pouco desorganizado, mas criei uma agenda para escrever tudo o que preciso fazer em cada dia da semana. Assim estou conseguindo me organizar.”.

Quanto às qualidades, fale sobre aquelas que te fazem ser um bom profissional e que tenham relação com a vaga. Por exemplo, se a vaga é para entrar em um time de publicidade, as qualidades mais requeridas são: trabalho em equipe, organização e criatividade. Então fale que você tem alguma dessas qualidades. Mas lembre-se, seja sincero. 

3. Por que você acha que deve ser contratado?

Para responder essa pergunta estude sobre os requisitos dispostos no anúncio da vaga, pois o recrutador quer um candidato que preencha os requisitos. Então, aborde sobre os requisitos e sobre os aspectos da empresa e cite em quais você mais pode contribuir. 

Mesmo que você não tenha experiência, é possível falar sobre quais tópicos tem mais facilidade de aprender e cite os aspectos presentes na sua formação que estão relacionados com a empresa.

4. Como você se imagina daqui 5 anos? 

O objetivo principal desta pergunta é conhecer qual é o seu planejamento de carreira. Assim, a empresa descobre se o que você busca está de acordo com o que ela tem a oferecer. Afinal, a empresa irá investir em você e quer obter um retorno.

Então, fale que você deseja seguir na carreira, desenvolver projetos na área e quem sabe, atuar num cargo de chefia.

5. Qual é a sua pretensão salarial?

Ao ouvir essa pergunta, você pode indicar uma faixa salarial, com um valor mínimo e um máximo. Ou então, pode pedir uma proposta para o recrutador e questionar sobre seus direitos e deveres para a vaga, se eles ainda não foram discutidos. 

Estude essas perguntas e respostas. Assim, você estará mais preparado para quando chegar a sua entrevista.