6 Dicas para realizar as suas metas de ano novo

Simplicidade, planejamento e foco são essenciais para alcançar seus objetivos no próximo ano

Viver, quase sempre, é uma sucessão de desafios. Sonhos e objetivos surgem e são renovados a cada momento e, muitas vezes, funcionam como combustível para nos desenvolvermos.

A virada do ano é um momento emblemático para planejarmos essas metas e aqui na MetLife nos entendemos que criar e, acima de tudo, alcançá-las é uma maneira de se manter bem e feliz. 

Então, para fazer com que esse momento seja ainda mais estimulante, listamos seis dicas essenciais que devem ajudar na realização de todas suas as metas para o ano novo.

Trabalhe com algo possível (nem muito fácil, nem muito difícil)

Para que as metas surtam efeito é importante que sejamos capazes de alcançá-las. Esse detalhe importante nos mantém focados e preparados para permanecer no caminho. Porém, encontrar objetivos equilibrados é uma estratégia importante para que a meta não seja complexa demais - a ponto de desestimular -, nem muito fácil - a ponto de fazer com que percamos o interesse.

Estabeleça o que você quer com antecedência

Tudo na vida demanda planejamento e com as metas não é diferente. Por isso, definir o que quer com antecedência é um passo importante para que seja possível planejar as ações necessárias e criar uma ideia prática do que deve ser feito para dar os passos em direção ao que realmente interessa.

Mantenha o que você quer simples

Simplicidade é importante para se manter focado no objetivo final. Se existe um objetivo que irá exigir bastante tempo para alcançá-lo, o importante é manter o foco, se dedicar, para posteriormente buscar os outros. Simplicidade ajuda o foco.

Equilíbrio em todas as áreas da vida

Olhe para todas as áreas da vida (lazer, família, finanças, trabalho) e busque encontrar uma meta para cada uma delas. Afinal de contas, se uma parte da vida não vai bem, fica difícil se manter focado em acertar outra.

Use frases afirmativas e ilustre seus objetivos

O cérebro trabalha muito melhor com frases afirmativas. Então, quando construir seus objetivos trabalhe com o positivo. Por exemplo: Não diga “esse ano não quero gastar mais do que ganho”, coloque como meta “realizar gastos conscientes”. 

Outra dica importante, escreva, comente sobre os objetivos com seus amigos e - se possível - ilustre seus objetivos com figuras, fotos e desenhos. O cérebro agradece.

Desenvolva novos hábitos

Por fim, mas não menos importante, a mudança de hábito é necessária para que seja possível alcançar os objetivos. Possivelmente esse é um dos principais processos para se alcançar o que estamos buscando. No entanto, isso também demanda tempo, então quanto antes começar a criar esses novos costumes, melhor. Afinal de contas, um novo hábito costuma funcionar como um bom alicerce para sustentar novos objetivos.