7 dicas simples para inserir novos hábitos no seu dia a dia

Adquirir novos hábitos pode ser mais simples do que você imagina

É normal passarmos o dia cheios de trabalho e tarefas a fazer. Isso faz com que nossa vida passe mais rápido e não tenhamos tempo para adquirir hábitos que podem melhorar nosso bem-estar, qualidade de vida e a própria vida profissional.

Nós da MetLife sabemos o quão importante é ter uma rotina mais saudável e que proporcione bem-estar. Se você quer inserir novos hábitos, mas pensa que não consegue ou não tem tempo para isso, saiba que é mais fácil do que parece. Listamos 7 dicas para você adicionar novos hábitos em seu dia a dia. Veja:

1. Inicie por um hábito simples

Para começar um hábito é preciso ter força de vontade. Porém, não é todo dia que estamos motivados. Por isso, o ideal é começar por algo mais simples. Assim, é mais fácil continuar mesmo quando se está desmotivado.

Por exemplo, se quer começar a meditar, não é preciso fazer 20 minutos de meditação por dia no início. Comece com 5 minutos e, com o passar do tempo, vá aumentando conforme se sentir confortável e motivado. 

2. Aumente aos poucos

Como falado, comece com um hábito mais simples para depois aumentar ele pouco a pouco. A ideia é que a cada dia você tente ser 1% melhor que no dia anterior e não dobrar o esforço. 

Por exemplo, se quiser praticar algum exercício físico, como corrida. Inicie correndo por poucos minutos. Digamos que iniciou com 5 minutos por dia. Com o passar dos dias vá aumentando para 6, depois para 7 e quando ver já vai estar correndo por 10 minutos sem notar que dobrou o tempo.

3. Divida se precisar

Quando o hábito que você quer adotar para a sua vida é muito complicado ou grande e tem risco de você abandoná-lo por conta disso, comece dividindo-o. Vamos pegar o mesmo exemplo da corrida. 

Se você quer correr 30 minutos por dia, mas sabe que pode ser muito exaustivo ou que não vai conseguir manter, divida esse tempo em dois. Assim, pode correr 15 minutos antes de ir para o trabalho e 15 minutos depois que voltar do trabalho. Dessa forma, você não se sentirá sobrecarregado e cansado.

4. Recomece sempre que preciso

É normal precisar parar de praticar o hábito por alguns dias. Porém, não é preciso ficar preocupado com isso. Basta voltar a praticá-lo quando retornar à rotina.

Normalmente, feriados, viagens e outras datas específicas costumam mudar a rotina. Então, já aceite que talvez seu novo hábito precisará ser interrompido por alguns dias.

5. Não se cobre demais

Iniciar um novo hábito é um desafio, pois você tem que sair da sua zona de conforto. Então, evite se cobrar demais enquanto estiver inserindo esse hábito em sua rotina. Dessa forma, você evita associar o hábito com algo estressante e ele se torna mais fácil de ser aplicado com frequência.

6. Treine a paciência

Ser paciente é fundamental para adquirir novos hábitos. Afinal, não é do dia para a noite que conseguimos alterar um pouco a nossa rotina. 

Se sentir que está ficando impaciente, pare um pouco e respire. Pense em sua meta a longo prazo e em tudo que você pode conquistar ao ter um pouco mais de paciência.

7. Reconheça o progresso

A cada período avalie seu progresso. Reveja os pontos que precisam ser melhorados e comemore pelo que já está dando certo. Assim, você se motiva mais para continuar em sua meta de adquirir um novo hábito.

Com essas dicas simples é possível inserir novos hábitos em sua rotina mais facilmente. Então, coloque-as em prática e ganhe em bem-estar e uma vida mais feliz!