9 dicas para melhorar sua habilidade de apresentar projetos

Apresentar projetos faz parte da vida profissional de algumas pessoas. Então, esteja preparado para essa tarefa

Falar em público é um grande desafio para algumas pessoas, mas que pode ser superado. Apresentar projetos faz parte da vida profissional de certas profissões, como designers, engenheiros e arquitetos. Então, é preciso estar preparado para isso.

Nós da MetLife nos preocupamos com seu bem-estar e com sua carreira profissional. Ao seguir as dicas que listamos abaixo, você conseguirá perder o medo de apresentar projetos e se sairá bem nas próximas apresentações.

1. Comece de forma leve

O início da apresentação é um dos momentos mais tensos, pois há a expectativa de quem vai assistir e a preocupação do apresentador em ser entendido. Para isso, é bom iniciar de uma forma mais descontraída. Você pode se apresentar contando um fato divertido sobre você, comentar alguma situação cotidiana engraçada que proporcione algum gancho para você engatar a apresentação ou até um relato sobre como seu insight criativo aconteceu.

Dessa forma, a apresentação começa mais leve e você ganha a simpatia dos espectadores de início.

2. Treine a apresentação

Para uma peça de teatro, por exemplo, é preciso ensaiar muitas vezes antes de realizar a apresentação ao vivo. Isso também deve ser feito com a apresentação do projeto.

Treine a apresentação antes para que você saiba como se expressar e se precisa ajustar algum tópico. Se possível, grave você treinando e depois assista para ver se sua apresentação está concisa ou se precisa ser melhor desenvolvida.

3. Seja objetivo

O texto do Power Point e sua explicação falada precisam ser objetivos. Falar demais não é sinônimo de conhecer muito sobre o que está explicando. Além do mais, isso demandará mais tempo e, hoje em dia, todos temos pouco tempo para tudo. Por isso, seja objetivo e não se estenda muito.

4. Organize suas ideias

Uma apresentação precisa ter começo, meio e fim. Sendo assim, organize suas ideias para que ela inicie com uma introdução, depois vá para a parte em que explica os conceitos utilizados para o desenvolvimento do produto, apresente o produto e, por fim, termine com uma conclusão.

Seus slides precisam seguir essa ordem ou, então, uma ordem que faça sentido e atinja o seu objetivo. As pessoas que o estão assistindo precisam construir uma ideia sobre o seu projeto e, para isso, a apresentação precisa estar bem organizada.

5. Faça uso das informações que deram origem ao projeto

Para apresentar o projeto utilize as informações que deram origem à necessidade. Pode ser um briefing de cliente, as anotações de uma reunião anterior ou até um bate papo com aquele que compartilhou a demanda com você.

Com isso, além de facilitar a construções da sua ideia, você consegue conduzir a apresentação e qualquer negociação que envolva alterações no projeto de forma mais fácil.

6. Faça bom uso do Power Point

Evite encher os slides de textos. O Power Point deve ser uma ferramenta para te guiar durante a apresentação e não ser a apresentação em si. 

É importante que você fale mais do que leia, assim mostra que domina o que desenvolveu. Além do que, apresentações em que o apresentador só lê slide são muito cansativas.

7. Revise todo o texto

Apesar de o slide conter pouco texto, é preciso revisá-lo bem para não conter nenhum erro ortográfico ou gramatical. Um texto sem erros passa mais credibilidade para seu cliente e mostra que você é um bom profissional.

8. Mantenha uma boa postura

Uma boa postura está relacionada com sua autoestima e segurança ao estar apresentando o projeto. Procure manter as costas eretas, os ombros no lugar e evite ficar apoiado por um tempo muito longo em cadeiras ou outros móveis. Seu corpo deve transmitir o que você fala para que as pessoas correspondam emocionalmente aos seus argumentos. 

9. Tente relaxar

O nervosismo é seu inimigo em apresentações. Por isso, procure técnicas que façam com que você relaxe. Pratique-as antes de se apresentar para que você consiga se concentrar e fazer uma boa apresentação.

Agora, aproveite as dicas e as coloque em prática. Elas o ajudarão a dar o melhor de si nas próximas apresentações de projeto.