Aprenda como controlar situações de conflito

Ao saber lidar com situações de conflito, sua vida pessoal e profissional ficarão melhores

Nós da MetLife entendemos que manter um bom convívio é essencial. Mas é preciso saber como evitar ou controlar situações de conflito. Afinal, convivemos diariamente com outras pessoas. Sendo assim, saiba como lidar com os conflitos que podem surgir em sua vida.

Mantenha uma postura racional

Quando entrar em conflito com alguém do trabalho ou mesmo com um amigo, manter a postura racional vai ajudar a amenizar a situação. Isso porque, quem age pelo emocional não consegue medir as palavras que diz ou mesmo as atitudes físicas.

É possível identificar quando começamos a ficar mais nervosos ou exaltados. Nesse momento, quando o coração acelera, a respiração fica alterada e você está quase agindo sem pensar, é hora de respirar e tentar manter a calma.  

Assim, o conflito vai passar e a conversa pode ser retomada quando estiverem mais calmos. Essa é a melhor maneira de passar por um conflito e resolvê-lo.

Estimule o diálogo

Se você está do lado de fora da situação de conflito, é importante fazer com que ambas as partes deem seu lado da história. Ao conversar, é possível que as pessoas se acalmem. 

Além disso, faça com que elas conversem de maneira civilizada. É necessário que elas utilizem argumentos de forma embasada para que ambos os depoimentos possam ser utilizados para se chegar a um acordo intermediário. 

Evite o conflito

Os conflitos não surgem do nada, alguns sinais dão indícios que um possível conflito poderá vir à tona. Por exemplo, a perda de interesse e a grosseria entre o convívio de duas pessoas são alguns desses sinais.

O conflito está ligado à frustração, quando as expectativas não são atingidas. Por isso, é preciso estar atento se você ou se alguns dos seus colegas de trabalho andam tendo frustrações com outros membros da equipe.

Sendo assim, antes que se inicie o conflito, é melhor negociar a expectativa. Se você sabe o que está deixado o seu colega frustrado, converse com ele e reflita sobre o que ele pode fazer, já que o que se espera não será cumprido ou demorará para ser finalizado.  

E se você é a parte frustrada, analise a situação e tente mudar sua perspectiva. Por exemplo, ser for o atraso de uma parte do projeto, pense em como você vai fazer depois que receber esse projeto para que tudo seja finalizado o mais rápido possível.

Situações conflitantes podem acontecer em diversos ambientes, seja no trabalho, em casa ou no encerramento de um negócio. Por isso, é importante saber como agir para não agravar a situação e dificultar a relação entre você a outra pessoa.

O diálogo é a melhor forma de resolver os problemas. Ao se exaltar, é possível que pessoas saiam magoadas e que o problema não seja resolvido. Sendo assim, siga as dicas e tente evitar os conflitos.