Por que ter opinião e estar certo nem sempre são a mesma coisa?

Todos as pessoas podem ter opiniões sobre qualquer assunto, mas nem sempre estão certas, pois isso é outra história

Você já se deparou conversando com alguém sobre um determinado assunto e já quis ficar com a razão de todo jeito? Provavelmente sim, pois sempre queremos defender o nosso ponto de vista, o que é algo bastante natural.

Mas, a grande questão é que as pessoas acham que ter uma simples opinião e estarem certas é a mesma coisa, quando, na verdade, nem sempre é. Veja o que a MetLife elaborou sobre esse tema.

A necessidade de estar certo

Talvez, grande parte da culpa por sempre querermos estar certos, seja do nosso ego. Na maioria das vezes, temos a vontade de tornar a nossa opinião sobre algo mais importante do que a opinião do outro.

O ego humano sempre tem a necessidade de estar certo. Se ele vê seu ponto de vista sendo atacado, ele simplesmente reage e contra-ataca. Faz parte da natureza humana sempre querer estar certo.

Você tem conhecimento de tudo nessa vida?

Provavelmente não. Dessa forma, suas opiniões nem sempre estão certas, concorda? Mesmo que você domine por completo um determinado assunto, ou seja, especialista em alguma área, vão existir opiniões diferentes da sua e que nem sempre estão erradas.

Pelo contrário, elas podem fazer até mais sentido do que se imagina. A sua opinião pode estar certa ou não e tudo vai depender do contexto, mas, principalmente, do seu conhecimento técnico sobre o tema discutido.

Opinião qualquer pessoa pode ter

É fato que qualquer pessoa pode emitir uma opinião sobre qualquer coisa. Basta falar o que pensa e pronto. Pode-se dizer que a opinião é uma espécie de crítica disfarçada, que pode ser construtiva ou não. Mas vale ressaltar que a crítica deve sempre partir da uma análise bem-feita da situação.

Dessa forma, antes de sair omitindo sua opinião por aí sobre o que não conhece ou nunca ouviu falar, analise antes se pode fazer isso, pois nem sempre você vai estar certo. 

Estar certo vai depender da concordância dos outros

Cada pessoa interpreta as informações que chegam em seus ouvidos de forma diferente. Uma atitude banal no trânsito, por exemplo, pode incomodar bastante uma pessoa e a outra nem tanto.

O que pode parecer perigoso e um risco de vida para você, para outra pessoa pode significar pura adrenalina. Por isso, estar certo depende do ponto de vista dos outros. É claro que sua opinião, vez ou outra, pode até fazer sentido e estar certa, mas isso não é regra. Tudo depende se os outros concordam com você.

Pode até parecer um pouco complexo esse assunto, mas é preciso ter o discernimento de que ele é fundamental para estabelecermos uma boa convivência diária.