Universidade e cursos: como escolher

Dicas para você ingressar do melhor jeito na tão sonhada gradução

O mundo e o conhecimento estão sempre em evolução e para que consigamos evoluir junto, é preciso investir nos estudos.

Além disso, é através de uma graduação, que podemos conquistar um melhor cargo no mercado de trabalho.

Por isso, nós da MetLife separamos dicas essenciais para que você possa começar essa jornada da melhor forma.

1.    Escolhendo o curso

Muitos se sentem confusos nessa etapa e chegam até a desistir de começar uma graduação devido a indecisão do que cursar, de fato, pode ser muito difícil escolher, principalmente se você não tem proximidade com nenhuma área.

O primeiro passo para resolver essa questão é realizar um teste vocacional! Para isso separemos três sites que vão te ajudar:

Após realizar seu teste, com base no seu perfil um leque de possibilidades lhe será apresentado, agora é a hora de você decidir qual delas te agrada mais, procure pesquisar todas as possibilidades compatíveis com você, pesquise como é o mercado de trabalho, como é a prática da profissão, quais serão seus desafios, reúna toda a informação possível sobre suas possíveis profissões para que possa escolher com clareza.

2.    Escolhendo a Universidade

Após a escolha do seu curso, vem a escolha da Universidade que você fará.

São muitas as possibilidades... pública, particular, o melhor preço, o melhor ensino, cada universidade e/ou faculdade conta com pontos fortes e fracos, vale o futuro aluno avaliá-la para tomar sua decisão.

É bem mais fácil escolher uma instituição se você já sabe qual curso quer realizar, pois toda instituição tem sua avaliação curricular, sendo assim você poderá escolher a melhor faculdade para sua área.

  • Pontos importantes a se levar em consideração na hora de escolher a instituição:
  • Procure saber a avaliação do MEC (o MEC verifica a qualidade das instituições e dos cursos, além do desempenho dos estudantes).
  • Veja a grade curricular de cada instituição e compare-as
  • Conheça o espaço, faça uma visita presencial antes de escolher
  • Converse com pessoas que estudam ou estudaram nas instituições que está avaliando

Não esqueça de pesar na balança o custo benefício, a localização e o reconhecimento da instituição no mercado de trabalho

3.    Bolsas de Estudo

Nem todo mundo tem condições financeiras para pagar uma graduação, mas o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ajudar nesse caso, conhecido por ser a maior prova do Brasil, ele funciona como um vestibular na maioria das universidades e institutos federais. As notas obtidas no Enem atualmente são utilizadas por mais de 500 universidades como critério para ingressar no ensino superior, substituindo assim o vestibular comum, ou seja, com a nota do Enem você entra na instituição e dependendo da sua pontuação, ainda conquista uma boa % de bolsa.

Pode-se usar também a nota do Enem para conseguir uma vaga gratuita pelo SiSU, uma bolsa de estudos pelo ProUni ou um financiamento estudantil pelo FIES.

Viu só como você também pode começar uma graduação? Analise as nossas dicas e vá em frente, você só tem a ganhar!