Ambientes mais amigáveis

A tecnologia criou ambientes de trabalho amigáveis e muito mais atrativos

As plataformas digitais procuram proporcionar aos seus usuários experiências amigáveis e intuitivas. O que está na base desse objetivo é facilitar a relação entre tecnologias e usuários tornando-se eficiente e estimulante.

Consequência da sociedade atual em que vivemos, a tecnologia é já um dado concreto. A tendência é de desenvolvimento e empresas pensam nestas novas ferramentas como formas de tornar ambientes mais agradáveis para seus funcionários.

Redução do tempo, maior transparência no processo, partilha de informações são algumas das vantagens possíveis com a introdução da tecnologia em ambientes corporativos.

Neste sentido, a MetLife reflete como a tecnologia poderá criar as melhores condições para o desempenho profissional.

Tempo e visibilidade

Quando bem usadas as plataformas de gerenciamento de equipes e tarefas, sistematizam processos proporcionando por um lado, a redução do tempo de trabalho e por outro, uma maior visibilidade do processo global. Metas e objetivos ficam mais claros e a organização do trabalho mais intuitiva e acessível.

Organização de tarefas e Big Data

Ambientes de trabalho mais colaborativos são mais agradáveis. Neste sentido, a tecnologia poderá criar rotinas de trabalho mais efetivas com as tarefas organizadas de maneira mais eficiente. Por outro lado, o recurso a Big Data auxilia o tratamento de um elevado número de informações, permitindo prever cenários mais adequados a realização das tarefas.

Gamificação corporativa

Video games não é só para adolescentes. Muitas empresas recorrem aos games para facilitar treinamentos e capacitação de profissionais de forma lúdica. Com o aperfeiçoamento dessa espécies de jogos, cada vez mais realistas e intuitivos, é uma maneira de desenvolver a cooperação integrando habilidades técnicas.

Mobilidade e Cloud Computing

Mobilidade é um dos valores da sociedade atual. Nunca foi tão estimulado e isso tem repercussões em várias dimensões, inclusive, no ambiente corporativo. Com recurso a Cloud Computing, por exemplo, é possível ter equipes de trabalho com profissionais em vários países.  Para além disso, a partilha de documentos poderá ser feita a partir de vários dispositivos: smartphone, notebook e computador.

Tarefas administrativas e rotineiras poderão ser partilhadas e desenvolvidas a partir de diversos locais contribuindo para uma política empresarial mais colaborativa.

Novas formas de trabalho: da empresa para a casa

Com o surgimento das novas tecnologias, tornou-se possível uma flexibilização dos regimes de trabalho. Muitos colaboradores já adotaram o modelo do teletrabalho. Sem a necessidade da presença física na empresa, os profissionais poderão organizar suas rotinas de trabalho de maneira mais ajustada ao seu perfil e ritmo de vida. 

O uso da tecnologia poderá sistematizar processos, libertando seus funcionários de rotinas, aumentando o espaço para a criatividade. Ambientes de trabalho ganharão em qualidade.