Aprenda a identificar hábitos que roubam o seu tempo

Você já sentiu que 24 horas por dia não foram suficientes? Veja como otimizar seu tempo e mudar isso

Com uma rotina turbulenta, é bastante comum ouvir pessoas dizendo que 24 horas não são suficientes para fazer tudo o que precisa ser feito. Mas, você já parou para reparar que algumas das nossas atitudes ao longo do dia a dia podem estar na verdade roubando nosso tempo? 

Certas atitudes e hábitos improdutivos também fazem parte da nossa rotina, mas saiba que é possível ter “mais tempo”, se você souber como se organizar melhor! Por isso, apresentaremos a seguir seis hábitos improdutivos que podem estar roubando todo seu tempo. Fique atento! 

1. Redes Sociais 

Segundo uma publicação feita pelo site do G1, “o Brasil é um dos campeões mundiais em tempo de permanência na rede. Ocupando o terceiro lugar, já que o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado. Tudo bem, não é proibido dar uma olhadinha nas suas redes sociais de vez em quando. O problema é quando isso se torna um vício! Você tem que fazer isso com moderação e tempo de duração.  

2. Mensagens e notificações no celular 

Ao longo do dia recebemos várias mensagens e o celular vibra a cada notificação. 

Se a cada mensagem ou notificação recebida você interromper aquilo que está fazendo, com certeza terá problemas e atrasos com as suas atividades. Desligue o celular e evite distrações desnecessárias. 

3. Falta de planejamento 

Começar o dia sem um planejamento, além de te deixar perdido e com quase todos os hábitos improdutivos citados acima, fará com que você perca muito mais tempo. Tente preparar sua rotina com antecedência e, se possível, siga um cronograma. Se achar melhor, crie uma agenda de acordo com as suas prioridades e seus compromissos. 

4. Internet 

Se você é como a maioria das pessoas, está habituado a ficar um tempo usando a internet para saber sobre a previsão do tempo, atualizar-se das notícias, assistir vídeos ou seriados no Youtube e ainda checar seus e-mails. Tome cuidado, pois você pode estar perdendo mais tempo do que percebe. 

5. Trânsito 

Outro fator que toma muito do nosso tempo são os deslocamentos e as horas que passamos no trânsito. Isso porque, para muitos, o tempo de ida e volta ao trabalho e demais compromissos podem facilmente somar algumas horas. A longo prazo, consome um tempo muito importante e rico que poderia ser aproveitado de outra forma. Mas, para muitos, morar perto do trabalho não é uma opção. Então por mais que se saia cedo de casa, o engarrafamento ainda é real. 

6. Não dormir o suficiente 

Para ganhar tempo, muitas pessoas costumam abrir mão de uma boa noite de sono e acabam dormindo menos do que o necessário. O que elas não sabem é que, em longo prazo, o efeito será o oposto. Com o corpo cansado e exausto, você não irá render da mesma forma, seja no trabalho, estudos ou em tarefas cotidianas. 

Ao mudar seus hábitos e sua vida, você garante mais tempo pra si, pra família e para o que quiser! Mas, de fato, vai entender que em várias situações é possível eliminar certos comportamentos para viver melhor e com mais qualidade.