As primeiras horas do seu dia influenciam - e muito - na sua rotina

Seu dia pode ser difícil porque suas primeiras horas do dia também foram difíceis

Com as mudanças que vêm acontecendo nos últimos tempos, estamos cada vez mais cheios de afazeres diários. Por conta disso, nos sentimos cansados com frequência, fazendo com que não consigamos acordar cedo, estudar à noite, entre outras metas.

Nós da MetLife compreendemos essa frustração. Mas você sabia que o que fazemos na primeira hora da manhã tem grande influência para o restante do dia?

O modo com que acordamos está diretamente relacionado com a vida que levamos. E, por consequência, a vida que levamos influencia o nosso futuro. Então, se quisermos mudar o nosso dia a dia, precisamos começar com a primeira hora da manhã.

Tenha uma rotina matinal 

Você se lembra de quando era criança e tinha que acordar cedo para ir à aula? Geralmente levantávamos atrasados e saíamos correndo para não chegar tão tarde na aula ou para não perder o ônibus.

Esse hábito, geralmente, permanece até na vida adulta ou até quando mudamos a forma de pensar. Isso faz com que vários adultos continuem levantando tarde e chegando atrasados no trabalho.  

A questão é que isso causa a impressão de estarmos sempre tentando alcançar o dia e gera frustração por não darmos conta do que precisamos fazer. Por isso, é preciso criar uma rotina matinal antes de ir para o trabalho.

Sendo assim, se proponha a levantar uma hora mais cedo para fazer algumas atividades que vão te preparar para o restante do dia. Afinal, apesar dessa rotina não mudar o que vai acontecer, ela influencia a forma como encaramos as situações que enfrentaremos. 

Uma das coisas a se fazer nessa rotina matinal é a prática de exercícios físicos. Você pode caminhar, correr ou fazer yoga por 10-15 minutos toda manhã. A atividade física libera hormônios que vão te deixar mais feliz e relaxado.

Outro hábito que pode ser inserido é o da leitura. Ler é uma forma de adquirir conhecimento. Então, aproveite para ler durante uns 15 minutos. Além disso, faça um diário, em que você possa escrever o que aprendeu ou como se sentiu diante de uma situação difícil no dia anterior. Isso permite com que você se conheça melhor. 

Meditar também é uma ótima prática a ser feita no início da manhã. A meditação ajuda você a ficar mais calmo e aumenta seu foco e sua atenção. 

Além desses hábitos, você pode incluir outros, como fazer afirmações para si mesmo e tomar um banho gelado para energizar o corpo. O importante é dedicar um tempo específico para cada hábito e fazê-los numa ordem que te desperte e que se sinta confortável. 

O poder dos mini-hábitos

Compreendemos que pode ser difícil iniciar essa rotina matinal, já que você terá que inserir vários hábitos novos. Então, propomos que comece por mini-hábitos.  

Dessa forma, se você quer levantar uma hora mais cedo, porque não começar com meia hora mais cedo? Além disso, comece com poucos hábitos.

Você pode iniciar sua manhã com exercícios, meditação e o diário. Além disso, ao invés de fazer exercícios durante 15 minutos, que de início parece muito, proponha-se a fazer 5-8 minutos. Faça o mesmo com a meditação e o diário. Comece dedicando um tempo menor para cada atividade. 

Assim, fica mais fácil de alcançar a meta e nos sentiremos mais felizes. Depois de muito tempo cumprindo a meta e quando se sentir confortável pode aumentá-la. 

Se você ainda tem dúvidas do quanto as primeiras horas da manhã influenciam no restante do seu dia, tente aplicar os hábitos. Veja como eles podem fazer a diferença para sua motivação e bem-estar.