10 atitudes que farão de você uma pessoa aberta à diversidade

Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer qualquer pessoa ser mais inclusiva na sociedade

Promover a diversidade e a inclusão social no ambiente de trabalho e na vida em sociedade, nem sempre é algo fácil, pois ainda estamos rodeados de diversos tipos de preconceito. Mas ser aberto à diversidade através de pequenas atitudes no dia a dia, farão uma enorme diferença. Conheça as 10 atitudes que a MetLife preparou para você ser uma pessoa mais inclusiva. 

Não ter nenhum tipo de preconceito

Diferentes gêneros, culturas, etnias, orientações sexuais, classes sociais, diferenças etárias, entre outros, fazem parte da nossa sociedade. Por isso, ser isento de qualquer tipo de preconceito já é um bom começo em prol da diversidade. Todos, sem exceção, merecem ser respeitados. 

Ser isento de julgamentos 

É claro que você pode ter sua própria opinião sobre qualquer tipo de assunto. O problema são os julgamentos feitos a respeito de aquilo que você não concorda. Aquele velho ditado que diz que “Não precisa aceitar, basta respeitar e não julgar”, se encaixa muito bem aqui. 

Saber reconhecer que o outro é único

Diversidade é tudo aquilo que nos diferencia uns dos outros e nos tornam únicos. Saber reconhecer que o outro é único, além de sinal de maturidade e respeito, o torna muito mais aberto à diversidade. 

Reconhecer que cada pessoa tem necessidades diferentes 

O que é necessário para você nem sempre é para o outro e vice-versa. Por isso, reconhecer que cada indivíduo tem necessidades peculiares e que devem ser respeitadas, é sinal que você é aberto à diversidade. 

Conscientizar a liderança da sua empresa 

Ser um líder aberto à diversidade significa colocar em prática ações que propiciem a criação de um ambiente acolhedor, com base no respeito e valorização das diferenças. Ter uma uma equipe diversificada na empresa se traduz em igualdade de oportunidade para todos.

Apoiar a contratação de funcionários PNE  

Se você é colaborador em alguma empresa, que tal sugerir ao gestor ou até a diretoria a contratação de funcionários portadores de necessidades especiais? Essa é uma das atitudes que mais demonstram abertura à diversidade. 

Sugerir melhorias dos processos internos

Rever a execução das atividades dentro da empresa é importante para poder adotar rotinas de trabalho mais dinâmicas e agradáveis, que estimulem a cooperação e o trabalho de equipe, tornando o dia a dia mais diversificado. 

Rever a sua forma de se comunicar com os outros  

É essencial que você adote uma forma de se comunicar mais transparente e inclusiva, ou seja, que se aproxime das pessoas, sem nenhum tipo de julgamento ou preconceito. 

Apoiar a diversidade e inclusão dentro do ambiente de trabalho

Sugerir a criação de um grupo responsável por elaborar e colocar em prática ações para reforçar a diversidade e a inclusão nas empresas é uma iniciativa muito válida e fundamental na sociedade. 

Conscientizar os colaboradores sobre a importância da diversidade  

Promover ações regulares para conscientizar a relevância da diversidade e da inclusão nas empresas é fundamental. Propagar essa mudança de cultura e educar os outros colaboradores devem ser trabalhos contínuos.

Está vendo como atitudes simples podem lhe tornar uma pessoa mais aberta à diversidade? Toda a sociedade agradece seu esforço.