Carreira X vida pessoal: quem disse que seus sonhos precisam ficar para depois?

Conciliar sucesso profissional e realização pessoal não é tão difícil quanto você imagina

Com a rotina atribulada, fica difícil encontrar tempo para realizar projetos que não sejam profissionais. No entanto, o mundo está mudando e o número de pessoas que busca aliar os sonhos com a carreira é cada vez maior.  

Em meio a uma infinidade de compromissos, tanto no trabalho quanto em casa, equilibrar vida pessoal e profissional torna-se um enorme desafio. Mas nós, da MetLife, acreditamos que é possível valorizar a carreira sem deixar os seus sonhos para depois. Para ajudar você, listamos algumas dicas que podem ajudar você a conciliar sucesso profissional com equilíbrio pessoal. 

Delegue tarefas

Profissionais bem-sucedidos, sobretudo os que exercem cargos de liderança, tendem a centralizar tarefas e acabam sobrecarregados sem perceber. Pedir ajudar não vai deixar você em uma posição de vulnerabilidade, muito pelo contrário. 

Demonstrar confiança nas pessoas que estão ao seu redor, ouví-las e contar com a ajuda delas são atitudes que vão fazer de você um profissional e uma pessoa melhor. 

A dica vale também para a vida em família. Se você não mora sozinho, não deve ser o única responsável pela organização da casa e pelas tomadas de decisões. Mesmo os filhos pequenos podem realizar pequenas tarefas, como guardar brinquedos, tirar o prato da mesa e colocar a roupa suja no cesto. 

Confiar nas pessoas é ficar mais leve para se desligar de vez em quando. Dessa forma, você passará a ter mais tempo para se dedicar, sem culpa, a projetos que havia deixado de lado, como um curso de jardinagem, uma folga para um bate e volta até uma cidade próxima ou até um ano sabático fora do país. 

Ponha os sonhos no papel

Quantas vezes você já se pegou empolgado com uma ideia, um sonho ou um projeto que depois ficou esquecido na memória? Ou planejando algo que nunca consegue concretizar?

Natural, afinal, nossos pensamentos se dispersam na correria do dia a dia. Da próxima vez que tiver vontade de realizar algo, por mais utópico que pareça, anote na sua agenda, em uma planilha ou em um bom e velho caderninho. 

Olhar suas ideias concretizadas em forma de palavras pode ser uma boa motivação para que você deixe de sonhar e comece a agir!

Planeje-se 

Quem tem pouco tempo disponível precisa de planejamento até mesmo para realizar os sonhos mais simples. Por isso, trace metas e planeje tudo com antecedência. Seu sonho é uma viagem? Comece a juntar dinheiro e a pesquisar o roteiro o quanto antes. 

Pensa em deixar o seu emprego para abrir um negócio? Se organize para estudar o mercado nas horas livres, frequente palestras e workshops com profissionais do setor que pretende atuar.

Antes de tudo, porém, é preciso ter clareza do que você quer, quais são as suas prioridades e onde pretende chegar. Invista em autoconhecimento. Afinal, definir quais são os seus sonhos é o primeiro passo para realizá-los.