Como lidar e como ajudar colegas tímidos no ambiente de trabalho?
Timidez pode atrapalhar as relações no trabalho, mas é possível vencer
Vergonha e timidez são características que podem interferir de maneira negativa na vida profissional. Existem pessoas que são mais ou menos afetadas, mas é sempre possível lidar com isso e fazer com que todos cresçam e se envolvam.
Para te ajudar nessa situação, a MetLife traz para você algumas dicas de como lidar com tudo isso.
Como identificar um profissional tímido?
Um profissional tímido, tende, em geral, a não querer participar de coisas em grupo, prefere atividades reservadas e isoladas, tem dificuldades em emitir opiniões e se expressar, e acaba afastando colegas de trabalho de uma relação mais próxima por conta de ser uma pessoa mais “fechada”.
No que isso pode prejudicar?
Um profissional tímido não é necessariamente improdutivo ou ineficiente, muito pelo contrário. Pessoas tímidas tendem a ser mais focadas, analistas e observadoras. Porém cada dia mais as empresas buscam pessoas proativas, com boa comunicação e que consigam trabalhar em equipes.
Tudo isso é muito dificultado para a pessoa tímida. Isso pode ser prejudicial tanto para a pessoa em si, que pode perder oportunidades e ter dificuldade para crescer na carreira, como para uma equipe.
O que fazer para ajudar?
Não dá para esperar que uma pessoa tímida e introvertida comece a sair por aí conversando, dando opiniões, participando e interagindo, então o que resta é tomar algumas atitudes, ir trabalhando com a pessoa aos poucos.
Passe uma sensação de pertencimento para o outro, mostre que ele está ali como qualquer outro, sendo respeitado em suas diferenças e integrado ao grupo. Mostre que todos fazem parte de uma organização, e que estão fazendo do outro melhor dia após dia.
Mostre apoio. Demonstre para o seu colega que é possível vencer esse obstáculo, e que vocês podem fazer isso juntos. O integre. Mas deixe claro que essa mudança depende dele.
Não há método ou técnica que faça com que uma pessoa perda a timidez, mas saber lidar com isso e ir trabalhando para que a relação melhore é essencial para o crescimento de todos dentro da empresa.
Tags: