Como apoiar e abrir caminho para talentos em sua família

Saiba como você pode dar uma força e apoiar os talentos dentro da sua família, através das nossas dicas

Muita gente acredita que talento é algo que nasce com as pessoas. Outras, que é algo que deve ser trabalhado e lapidado. Opiniões à parte, o fato é que se você descobrir alguma pessoa talentosa na sua família, deve apoiar e abrir caminho para ela mostrar todo o seu potencial para a sociedade. Mas como você pode fazer isso? A MetLife vai te dar ótimas dicas sobre esse assunto, através deste artigo. 

Mostre os pontos fortes do talento

Essa é a primeira coisa a ser feita. Mostrar os pontos fortes do talento é o mesmo que dar uma injeção de ânimo na pessoa. Nem sempre ela conhece seus próprios pontos fortes e você pode reforçar quais são eles. 

O talento, principalmente quando ainda está inseguro das suas habilidades, se sente um pouco desconfortável em demonstrá-las para as pessoas. Mostre quais são seus pontos fortes para o mesmo.  

Mostre o que precisa ser aprimorado

Mas como ninguém é perfeito, você também deve mostrar ao talento os pontos que ainda precisam de alguns ajustes. Isso é absolutamente normal quando estamos desenvolvendo nossas habilidades em algo. 

Tenha cuidado para não ser agressivo com suas palavras quando fizer algum tipo de apontamento. Tenha bom senso e deixe claro que em pouco tempo, o talento vai conseguir aprimorar ainda mais o que precisa. 

Divulgue para seus contatos

Todo talento precisa de um pontapé inicial para mostrar para a sociedade o que sabe fazer. Por isso, que tal divulgar para seus contatos pessoais e profissionais sobre o mais novo talento da sua família? 

Aquele ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado” se encaixa perfeitamente nesse contexto. Por isso, dê uma força na divulgação dos talentos da sua família e apoie-os incondicionalmente, mesmo que não estejam tão animados.

Use as redes sociais

Elas podem ser um ótimo caminho para apoiar e abrir portas para os talentos da sua família. Atualmente, milhares de pessoas estão presentes nas redes sociais e essa pode ser uma excelente oportunidade de divulgar o trabalho do talento. 

Uma boa sugestão é gravar um vídeo de curta duração e postá-lo em suas redes sociais. Quanto mais pessoas ficarem sabendo da existência de talentos em sua família, mais empenhados eles podem ficar. O incentivo é fundamental. 

Apoie e jamais critique

Por mais que você acredite que o talento da sua família ainda precisa melhorar em certos quesitos, jamais critique suas habilidade. Se não quer ou não pode ajudar de alguma maneira, também não vale ficar criticando a pessoa. 

Lembre-se do ditado “ajuda muito quem não atrapalha”. Críticas pejorativas podem desanimar o talento, que, às vezes, tinha tudo para dar certo em sua profissão. Por isso, todo apoio é sempre bem-vindo, mas as críticas devem ser evitadas, pelo menos no início. 

Com o seu apoio, em todos o sentidos, os talentos da sua família podem ser referência na sociedade daqui algum tempo.