Como exercer o poder da gratidão em seu ambiente de trabalho

Saber reconhecer quem o ajudou de alguma forma no trabalho e demonstrar sua gratidão com atitudes faz muito bem. Exercite

Uma das maiores qualidades que um ser humano pode ter é a gratidão. Ela pode alavancar a sua felicidade, sua carreira e até sua vida pessoal. O poder da gratidão é imenso, principalmente no ambiente de trabalho.

Mas se você está querendo saber como exercer isso, veja as dicas deste post que a MetLife elaborou. Ter gratidão no ambiente de trabalho pode deixar a convivência mais harmoniosa e leve. 

Saiba reconhecer quem o ajudou 

A gratidão tem um poder imensurável por toda pessoa que sabe usá-la. Por isso, saiba reconhecer quem o ajudou direta ou indiretamente no momento em que mais precisava de apoio. Isso faz toda a diferença na vida de quem lhe deu apoio um dia. 

O reconhecimento é o começo de todo o processo. Outro fator importante, além de reconhecer, é jamais se esquecer daquele colega de trabalho que te ajudou uma vez e se mostrar disponível quando ele precisar. Aquele ditado popular que diz: “Na vida somos uns pelos outros” se encaixa muito bem aqui. 

A gratidão precisa ser demonstrada

Talvez essa seja a melhor forma de demonstrar gratidão no ambiente de trabalho. Se você foi ajudado por alguém que acreditou em seu potencial e lhe estendeu a mão, que tal se mostrar disponível quando ele precisar? Isso faz parte da maturidade emocional.

Demonstrar com pequenas atitudes todo o seu agradecimento, é uma das formas mais sinceras de se ter gratidão por alguém. Não importa o que seja: pequenos favores pessoais, concessões, auxílio na execução de tarefas ou na resolução de problemas. 

Agradeça sempre e em qualquer situação

O mais importante é que você demonstre sua gratidão para quem colaborou para o seu sucesso no trabalho. Saber dizer um sincero “obrigado” abre portas, quebra paradigmas e nos impulsiona a atingir nossas metas profissionais. A falta de gratidão no mundo corporativo, onde as pessoas se tratam friamente, pode deixar um grande vazio. 

Por isso, agradeça sempre e em qualquer situação em que ajudaram você, sem interesses. Vale ressaltar que, quando somos gratos com as pessoas que colaboram conosco no ambiente de trabalho, nossa vida profissional flui mais naturalmente. Pense nisso!