Como gerar confiança em crianças sem criar uma geração narcisista

Não criticar, elogiar as conquistas e, acima de tudo, estimular o autoconhecimento da criança são boas alternativas

A autoconfiança é um fator preponderante para o sucesso na vida das crianças. Ela aumenta a capacidade de socialização, adaptação e reação positiva em situações adversas da vida. Superar medos e experimentar novidades pode ser um grande desafio para os pequenos.

Mas a grande questão para os pais é: como gerar mais confiança em seus filhos mas sem estimular o narcisismo? Este post elaborado pela MetLife vai dar boas dicas sobre esse assunto. 

Demonstre interesse por suas atividades

Para que a criança se sinta mais confiante, os pais devem sempre demonstrar interesse por suas atividades desenvolvidas na escola ou em casa. Ela se sentirá incentivada, valorizada e útil, o que traz mais confiança em arriscar cada vez mais.  

Dê mais espaço para seu filho

Dessa forma, a criança se sente segura e livre para colocar à prova os seus limites e potencialidades no dia a dia. O mais importante: ela vai aprender com suas próprias experiências, sejam positivas ou negativas. 

Jamais critique sem objetivo construtivo

É fundamental os pais não colocarem nenhum tipo de rótulo na criança. Por isso, críticas negativas de quaisquer natureza devem ser evitadas, pois elas podem arrasar com a autoconfiança dos pequenos. E reverter essa situação pode ser difícil. 

Alerte sobre os comportamentos inadequados da criança

Para evitar que seus filhos desenvolvam a síndrome de Narciso, que é um distúrbio no qual a pessoa admira exageradamente a própria imagem, uma dica interessante nesse sentido é alertar sobre os comportamentos inadequados da criança. Afinal, ela precisa saber o que é certo ou errado. 

O autoconhecimento deve ser estimulado pelos pais

Fazer a criança se conhecer intimamente é fundamental para gerar mais confiança nela própria. O autoconhecimento é um fator extremamente importante nesse processo, pois permite a criança ir além. Deixe seu filho à vontade para se conhecer melhor. 

Elogie suas conquistas

Outra dica importante. A criança deve ser elogiada sempre de acordo com seus resultados, aqueles que são fruto do seu esforço. Dessa forma, ela vai aprender que suas ações positivas podem trazer diversos benefícios para as pessoas ao seu redor. E um elogio vai muito bem nessa hora. 

Respeite o tempo da criança

Não adianta ficar forçando a barra com seu filho. Cada criança é única e se desenvolve de uma determinada forma. Por isso, respeite o ritmo de desenvolvimento do seu filho. Ao invés de apressar novas conquistas, que tal curtir cada uma das fases?  Lembre-se: cada ser humano tem o seu tempo. 

Equilíbrio é a parte mais importante de nosso desenvolvimento. Reconhecer conquistas é muito importante, assim como demonstrar a importância do trabalho duro e do reconhecimento de nossas próprias limitações. Pense nisso!