Como iniciar crianças no mundo das exposições e do teatro?

Saiba o que fazer para que seus filhos fiquem mais familiarizados com o mundo as exposições e do teatro

As crianças nos surpreendem de vez em quando com uma habilidade quase infinita para imaginar e criar novos mundos somente em suas cabeças. Os pais mais atentos procuram não só guiar melhor essa imaginação como oferecer ferramentas e oportunidades para que ela se mantenha saudável e sempre em expansão. 

É o caso do estímulo ao consumo de cultura - entendendo aqui cultura da forma mais ampla possível. Mas, mesmo com a vontade de proporcionar experiências novas para os filhos, pode vir a perguntas e dúvidas. Apresentar as crianças ao mundo das exposições de arte e do teatro, por exemplo é uma delas. Se você ficou curioso para saber como fazer isso, veja as dicas que a MetLife preparou e fique por dentro do assunto. 

Busque exposições com temas interessantes para as crianças

Apresentar aos pequenos o complexo mundo das exposições de obras de arte tem suas vantagens. Para começar bem, procure na sua cidade por alguma exposição de obras de arte com temas que sejam interessantes para os pequenos. 

Dessa forma, o passeio ficará mais divertido e sem tédio por parte deles. Nada de exposições com temas muito complexos ou que não vão despertar o interesse dos baixinhos. Lembre-se de que a exposição de arte não deve ser para adultos ou historiadores!   

Prefira exposições que tenham um guia 

As crianças precisam entender o que todas aquelas imagens significam na linguagem delas. Por isso, dê preferência para exposições que sejam guiadas por uma pessoa responsável e que tenha o costume em lidar com crianças. 

Dessa forma, todo o entendimento desse mundo desconhecido fica mais fácil. Lembre-se de que uma criança ainda não tem a capacidade de entender o significado de uma pintura ou uma imagem famosa. Por isso, um guia é fundamental nesse caso. 

Vai levar seu filho ao teatro? Deixe ele escolher a peça

Mostre os personagens das principais peças de teatro infantil que estão em cartaz para seu filho. Deixe que ele escolha o que achar mais interessante. De nada adianta os pais escolherem e, no final, o filho não gostar da história. Os pequenos precisam ter a liberdade de escolher o que querem e não sentirem forçados a assistir uma peça de teatro cujos personagens não chamaram sua atenção. Eles precisam sentir conexão com a história. 

A iniciação ao teatro só traz benefícios

A primeira delas é o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, principalmente em um cenário cheio de cores, luzes, coreografias e músicas. A expressão de sentimentos e a ligação com o público, por se feito sempre ao vivo, pode ser uma experiência inesquecível para os pequenos. 

No teatro, as crianças também aprendem o conceito de valores como amizade, tolerância e respeito. Para finalizar, o teatro ainda permite as crianças aprenderem mais enquanto se divertem e conhecer a importância do trabalho em equipe. 

Expandir os horizontes culturais dos pequenos é uma das experiências mais engrandecedoras que pais podem proporcionar. Viva à cultura!