Descubra 5 formas de neutralizar a negatividade dos outros na sua vida

Pausa na tecnologia e música para energizar são alguns truques

Em um mundo em que cada vez mais interagimos, seja pessoalmente ou através das mídias sociais, estamos cada vez mais expostos aos diversos tipos de pensamentos e energias. Entretanto, como continuar se relacionando no mundo sem absorver comportamentos e pensamentos negativos das outras pessoas? É possível uma pessoa contaminar a outra com sua negatividade? Infelizmente, a ciência diz que sim.

Na MetLife, acreditamos que dificuldades no campo da saúde mental afetam seus relacionamentos, bem estar e até mesmo sua vida financeira. Saúde física e mental são igualmente importantes, e para se ter uma vida mais feliz é importante saber como derrotar os efeitos do estresse e da negatividade.

O que diz a Ciência

Quando se trata de má atitude e negatividade, a ciência embasa a metáfora da maçã podre com a ação dos "neurônios-espelho" observados em macacos. Estes neurônios disparavam quando o macaco Rhesus realizava ações específicas e quando ele observava a mesma atividade realizada por outro de sua espécie ou mesmo um pesquisador. Esses neurônios são responsáveis pelo entendimento da ação e/ou intenção de outro animal pela ativação subliminar desta atividade nos circuitos fronto-parietais. Os neurônios viso-motores têm a ação da imitação e através deles desenvolvemos a sensibilidade de entender e espelhar o que o outro sente.

É, claro, que empatia é um sentimento benéfico e bem necessário, sobretudo no mundo atual. Porém, saber neutralizar pensamentos negativos e a amargura dos outros para se preservar e até mesmo para ser mais apto a ajudar a essas pessoas é importante. Por isso, listamos 5 formas de se manter imune às bad vibes: 

1 - Não absorva a energia das pessoas

Às vezes é difícil reconhecer que somos vulneráveis à influência tóxica de alguns indivíduos em nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos. Acontece de forma inconsciente, mas é bom estar ligado para cortar o ciclo. Seja passar duas horas ouvindo o colega de trabalho reclamar do chefe que vocês não suportam ou permitir que um cliente rude estrague seu dia, por exemplo, você precisa evitar esses gatilhos e voltar ao seu eixo para não entrar nessa vibração. Ter consciência e escolher não absorver esse tipo de energia é o pulo do gato. Controle a sua reatividade emocional e se mantenha fiel aos seus valores.

2 - Use música para neutralizar

Ao invés de gastar seu trajeto do trabalho pensando no quanto não gosta de alguém ou do que não está dando certo na sua vida, solte o som da sua playlist e use a música como uma ferramenta de relaxamento. Quanto menos você perder tempo se preocupando e pensando em coisas e pessoas desagradáveis, mais você se sentirá energizado. 

3 - Dê um tempo nos seus feeds

O uso das mídias sociais no dia a dia muitas vezes é demais da conta. Para não entrar na vibe das tretas e reclamações coletivas das redes sociais, dar um tempo no uso e focar mais em tarefas produtivas do aqui e agora e conversas que tragam tópicos prazerosos, também dão uma trégua para a mente. 

4 - Evite quem faz mal a você

Todo mundo tem alguém de quem até tenta se manter amigo (a), mas que toda vez que se falam, a pessoa te deixa com uma energia péssima, carregada. Pessoas negativas têm o poder de monopolizar seu tempo e trazer o que que há de pior em você. Não permita que elas roubem seu tempo e energia. Alguns pessimistas podem até mesmo ter o poder de aumentar a pressão arterial de seu interlocutor tamanho o estresse que podem trazer com seus comportamentos e assuntos. Caso você não consiga mudar a mentalidade dela incentivando assuntos e posturas mais leves, e ela realmente te cause mal estar, vale repensar a amizade. Sua saúde e sanidade em primeiro lugar.

5 - Cerque-se de pessoas positivas

É difícil olhar o lado bom da vida quando se está cercado de negatividade. Procure estar em contato com pessoas positivas e que mantenham você em equilíbrio. Assim como pessimistas e amargos te afetam, pessoas alto astral impactam e você espelha esse comportamento. Identifique quem são essas pessoas na sua vida e tente passar um tempo mais regular com elas, seja para tomar um café, um almoço rápido ou até para fazer companhia no supermercado.

Em um mundo já tão difícil, decida não deixar as pessoas e pensamentos negativos determinar como você pensa, sente e se comporta. Mantenha-se no controle, foque seu tempo e seja sempre a sua melhor versão.