Como respeitar a diversidade de ideias sem perder a sua opinião

Conheça dicas bacanas sobre como fazer isso e manter a boa convivência no trabalho, em casa ou em qualquer lugar

Compreender a diversidade e conhecer e aceitar opiniões diferentes pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. Quando a gente leva isso para o ambiente de trabalho ou o convívio familiar, nem sempre é tão fácil quanto parece. 

Diante desse contexto, você pode estar se perguntando: como posso respeitar diferentes ideias e manter a minha opinião e meus valores? A MetLife vai te dar algumas dicas para que isso seja menos árduo e facilite a convivência com as pessoas que te cercam. 

Acima de tudo, respeito

Existem diferentes opiniões sobre praticamente todos os assuntos, pois cada pessoa pode pensar de uma maneira e enxergar determinada situação por uma ótica diferente da sua. 

O ponto chave da questão é o respeito que todos devemos ter quanto a diversidade de ideias. Precisamos ter a consciência de que não somos donos da verdade e por mais que não concordemos com determinado ponto de vista, devemos, acima de tudo, respeitá-lo. 

Aceite sem criticar

Isso é sinal de maturidade. Você pode até ter aquela “velha opinião formada sobre tudo” e as pessoas precisam respeitar. Mas o contrário também deve prevalecer. Por isso, aceite a diversidade de ideias, mas sem fazer críticas. Mesmo que não concorde, de maneira alguma, com as opiniões alheias, aceitar sem criticar pode deixar a convivência com as pessoas ao seu redor muito mais harmônica.   

Os outros também precisam respeitar sua opinião

Independente da sua opinião sobre algum assunto polêmico, por exemplo, as pessoas também precisam respeitar sua opinião, por mais que discordem de você. Mas você deve expor sua opinião de forma suave e sem palavras agressivas, para não soar como arrogância, o que não é bem visto. O respeito mútuo de opiniões deve existir, mas lembre-se de que você jamais deve forçar alguém a aceitar a sua, a qualquer custo. Afinal, ninguém sabe tudo de tudo.

Tente compreender o ponto de vista alheio

Pode até parecer difícil compreender a diversidade de ideias, pois algumas podem parecer completamente sem sentido para você. Mas que tal se colocar no lugar do outro e tentar compreender o seu ponto de vista? 

Essa é uma ótima forma de respeitar as diferenças entre pensamentos e não criticar. Lembre-se de que toda e qualquer crítica deve partir da análise. Depois de analisar a situação como um todo, você pode perceber que determinada ideia até pode fazer mais sentido. 

O respeito mútuo da diversidade de ideias e evitar as críticas a respeito das opiniões alheias, pode deixar a complexa convivência humana um pouco mais fácil.