Como se aposentar e seguir em frente com positividade

Veja atitudes que você tem direito de fazer depois de encerrar as atividades

A aposentadoria é uma fase na vida de quem completou anos de trabalhos. A partir disso, começar essa nova etapa deixa dúvidas do que fazer com o tempo vago: se dedicar a algo novo, ou no descanso em casa?

Nós, da MetLife, torcemos pelo bem-estar dos nossos leitores e queremos sempre que eles sejam realizados. Por isso, listamos algumas dicas de como ser um aposentado produtivo e feliz.

Deixe a mente ocupada

Não deixe os pensamentos negativos tomarem conta de você. Sabe aquela premissa de que “cabeça vazia é oficina do diabo”? Então, ocupe a mente com atividades que possam distraí-lo.

Encontro com amigos sempre faz bem: renova a alma. Você também pode ir ao cinema assistir a um bom filme, divertir-se no teatro com um ótimo espetáculo; entrar no mundo da imaginação dentro de uma livraria e aproveitando o cyber café durante a leitura. 

Outra dica é realizar aquela bela viagem para o lugar planejado durante todos os anos de trabalho. Chegou a hora de usufruir desse momento. 

Mantenha o corpo ativo

Lembre-se que o seu corpo já está acostumado a se movimentar por causa da ocupação de longos anos, não é por isso que agora você vai se acomodar e passar o tempo à frente da TV, afinal, os músculos atrofiam. 

Diante disso, atividades físicas são benéficas e fazem toda a diferença. Além dos benefícios à saúde, se exercitar ajuda a manter a mente sã e aumenta o foco para novos projetos. Entre os exercícios recomendados, estão caminhadas diárias, dança, yoga e natação. 

Preserve suas finanças 

Para colher os frutos, a organização financeira começa ainda na juventude. Com a chegada da aposentadoria, é importante ter uma boa reserva para desfrutar de tudo o que conquistou. Mas não é por isso que você vai usufruir do dinheiro com pressa, até porque ele voa. 

Uma forma de seguir em frente com tranquilidade é cuidar das suas finanças. Planeja-se anotando todos os gastos, como se estivesse ainda no mercado de trabalho. Isso fará bem para sua cabeça. 

Faça novos projetos

É possível que você não queria ser mentor daquilo vivido durante anos, talvez a ideia seja se afastar da carreira. Nem por isso, você deseja parar de se atualizar. Portanto, busque cursos para ativar sua mente. 

Um projeto como hobby conecta-se ao seu prazer pessoal por ser algo como lazer, tirando toda aquela obrigatoriedade. Assim, o cérebro permanece ativo mantendo suas ocupações com a liberação de neurotransmissores e conexões dos neurônios. 

Dedique-se ao trabalho voluntário 

Uma atitude que enche de prazer quem participa é o voluntariado. Existem diversas modalidades: você pode dar aulas para adultos, ensinar habilidades manuais como distribuir roupas, alimentos e qualquer ação que agregue valor à vida de outras pessoas. 

Procure instituições e ONGS que realizam esse tipo de trabalho. Normalmente, eles buscam novos voluntários para participar de suas ações.