Como fazer a diferença e se destacar em uma entrevista de emprego

Pequenas atitudes podem diferenciar você de outros concorrentes na hora de conseguir um novo trabalho

Empresas buscam cada vez mais profissionais versáteis e criativos e, com o aumento da concorrência, causar uma boa impressão na entrevista de emprego é fundamental para sair na frente.

Nossa equipe MetLife conhece de perto esse desafio e preparou algumas dicas para você se sair bem em uma entrevista de trabalho. 

Identifique as suas habilidades

Antes de pensar na entrevista, entenda qual é o seu perfil profissional. Identificar as nossas habilidades e conhecimentos e fazer uma autoavaliação é importante não só para se sair bem na entrevista, mas para não perder tempo se candidatando a vagas que não tem a ver com você.  
 
Entender que uma vaga não é adequada às suas aptidões é o primeiro passo para não se frustrar com uma resposta negativa. Afinal, nem sempre o problema é o seu desempenho na entrevista. Muitas vezes, o emprego é dado para outra pessoa porque ela simplesmente preenche os requisitos exigidos.

Portanto, se você está certo de que tem o perfil exigido, deixe isso bem claro antes e durante o processo de seleção.  

Pesquise sobre a vaga e sobre a empresa 

Chegar à entrevista sabendo todas as informações não só sobre a vaga, mas sobre a cultura da empresa, é começar com o pé direito. É altamente recomendável pesquisar previamente na internet sobre o cargo e seu possível futuro empregador. Conversar com pessoas conhecidas que trabalham na empresa também pode ajudar bastante.  
 
Com essas informações em mãos, é mais fácil defender suas habilidades compatíveis com a necessidade da empresa naquele momento. 

 
Escolha bem o que vestir 

A primeira impressão é a que fica, diz o ditado. Por isso se apresentar com uma boa aparência no dia da entrevista pode contar pontos a seu favor, sim. Como você já seguiu o nosso conselho de pesquisar sobre a empresa, vai saber se ela é mais formal ou mais “descolada”.  
 
De qualquer forma, evite ousar demais, mesmo que a sua possível empregadora tenha uma cultura menos ortodoxa. Afinal, quem deve chamar a atenção é o seu conhecimento e a sua capacidade, não a sua roupa.  

Evite falar demais 

Lembre-se que você será avaliado por alguém que não te conhece. Neste caso, passar uma boa impressão é ainda mais importante. Tenha muito cuidado com o que vai dizer e com a forma de falar. 
 
Evite erros de português e gírias. Não fale de detalhes da sua vida pessoal se não houver necessidade. Fale apenas o necessário, sobre o que for perguntado.

Seja você mesmo

É normal ficar nervoso em uma entrevista de emprego, afinal, há muitas expectativas em jogo. Mas como driblar esse nervosismo? Por incrível que pareça, a melhor estratégia é ser você mesmo. 
 
A dica é clara: não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Os recrutadores são treinados para perceber esses truques. Além do mais, uma breve pesquisa sobre a sua trajetória é suficiente para desmascará-lo. Portanto, seja sincero e transparente. Inclusive para admitir o que não sabe fazer.