Como tornar a sua rotina de trabalho mais leve

Transforme seu dia a dia no trabalho em algo prazeroso e reconfortante

O trabalho sempre fez parte da rotina do ser humano. Porém, já a algum tempo, a atividade profissional compõe uma grande parcela de nossas vidas, com demandas cada vez mais exigentes e prazos cada vez mais curtos.

A equipe MetLife entende bem esse processo e sabe como é importante compreender as demandas do trabalho para equilibrar mente e corpo, em busca de uma rotina mais leve e saudável.

Pensando nessa necessidade, listamos 10 dicas importantes para que a rotina de trabalho seja mais prazerosa e leve. Veja abaixo.

Arrume e organize o seu espaço de trabalho

Um espaço de trabalho organizado diminui o tempo para que as tarefas sejam iniciadas e terminadas, uma vez que tudo o que você precisa está às mãos e fácil de ser encontrado. Ainda vale lembrar que a arrumação do seu espaço externo costuma representar como você está por dentro, por isso esse cuidado é essencial.

Ajuste seu tempo no trabalho

O seu tempo pode ser uma valiosa moeda de troca. Por isso, planeje como e em quanto tempo você conseguirá realizar suas tarefas do dia. Para isso, é importante aprender a priorizar e evitar distrações, como o celular, redes sociais e bate papos durante o trabalho. O foco é a principal ferramenta para você administrar melhor o seu tempo.

Organize as tarefas com listas e agendas

Uma das formas mais eficazes para organizar fluxos de trabalho são as agendas e listas. Separar um tempo para listar o que precisa ser feito, agiliza o tempo entre a realização de tarefas distintas e ajuda você a priorizar o que precisa ser feito e te afasta de possíveis distrações.

Não tenha medo de negociar prazos

Tenha em mente o tempo ideal necessário para desenvolver uma tarefa e caso haja um pedido para um tempo menor, negocie. Entender seu fluxo de trabalho, saber conversar e expor isso para seus superiores é algo que precisa ser incorporado à sua rotina para garantir tempo para você e para a boa realização do trabalho.

Lembre-se de respirar

Em momentos de estresse alto, focar na respiração é uma boa ideia. Aprender a respirar direito é uma das chaves para controlar a ansiedade, dormir e se concentrar melhor.

Pausas são muito importantes e precisam fazer parte da rotina

Ao criar sua agenda de afazeres, coloque momentos de pausa. Tenha elas claras e estipuladas. Afinal de contas, dar pequenos intervalos em rotinas intensas, ajuda a refrescar a mente e faz com que a produtividade se mantenha em alta.

Busque as situações de prazer envolvidas com o seu trabalho

Encontre os momentos que mais gosta em sua rotina de trabalho e, quando estiver desempenhando isso, aproveite. Faça com prazer.

Tenha como um dos seus objetivos o autoconhecimento

Quando nos conhecemos, a gente sabe o que nos faz feliz e o que não faz; do que a gente gosta de fazer e do que não gosta; o que fazemos de melhor e onde precisamos melhorar. O autoconhecimento ajuda a nos desenvolver como pessoas e como profissionais e, quando nos compreendemos verdadeiramente, fortalecemos nossos pontos positivos e nos esforçamos para melhorar os negativos. Isso nos torna pessoas melhores.

Se alimente bem e beba água

Aqui temos duas dicas em uma só. Para que corpo e mente rendam em seu melhor desempenho, é importante que tudo esteja funcionando bem. Por isso, estar hidratado, com uma boa alimentação e descansado é essencial para render ao máximo.

Por fim, movimente-se e mantenha a vida acontecendo

Se movimentar durante o dia, evitar permanecer muito tempo sentado, e criar uma rotina de exercícios físicos são atitudes essenciais para priorizar seu bem-estar e sua saúde de forma global.