Conheça 5 dicas de como a música pode ajudar você a ser mais produtivo

Do aumento da produtividade à melhora da concentração, ouvir música durante a rotina de trabalho é uma boa aposta

Os dias cada vez mais intensos e com demandas de trabalho cada vez maiores fazem com que, inevitavelmente, a gente tenha que encontrar formas de produzir mais e com alta qualidade, não é mesmo?

Essa necessidade em conjunto com a inventividade das empresas e dos funcionários, quase sempre, dá origem a ideias estimulantes e que podem ser utilizadas de maneira rápida e simples para melhorar nosso dia e nossa produtividade. 

Como parte dessas estratégias, a música é sempre uma boa aposta e já há algum tempo tem sido recomendada como uma boa aposta para aumentar a produtividade da equipe.

Com isso em destaque, o time MetLife elencou cinco dicas de como a música pode ajudar a gente a ser mais produtivo e aproveitar ainda mais o nosso tempo no trabalho. Vem descobrir com a gente!

A melodia nos faz sentir melhor e produzir mais

Não dá para negar que a gente trabalha mais e melhor se estamos nos sentindo bem, não é mesmo? Então, a melodia musical age de forma direta na forma como nos sentimos, já que ela ajuda na liberação da dopamina, um dos fatores responsáveis pela sensação de prazer. 

E trabalhar nesse estado menos tenso, auxilia não só na produtividade, mas também na velocidade para avaliar tomadas de decisão e assim realizar o trabalho de forma mais inteligente e dinâmica.

Diminuir a tensão e aumentar a criatividade

Não é segredo para quase ninguém que música é uma excelente forma de relaxar, não importa o gênero. O cérebro entender a mensagem - quase sempre - de forma positiva e deixa corpo e a mente em um estado de trabalho mais suave.

Isso, além de melhorar o rendimento do trabalho também estimula pontos importantes para a rotina, como a criatividade, já que criar quando estamos relaxados é algo bem mais simples do que quando estamos tensos, não é mesmo?

Vai realizar tarefas repetitivas: Aposte na música 

Música é ritmo, certo? E ritmo gera cadência. Por isso uma boa aposta no momento de realizar tarefas muito repetitivas pode ser ouvir uma boa música. Estudos comprovam que ouvir música durante uma tarefa que precisa ser realizada igualmente por um longo período, reduz o índice de erros, gera mais velocidade na execução e ainda faz o tempo passar mais rápido.

Música estimula a inspiração para criar

Não é difícil encontrar artistas que gostam de criar enquanto ouvem música, não é verdade? Mas ela também pode estimular esse quesito na realização de outras tarefas.

A música pode ajudar tanto na entrega de um texto jornalístico quanto na solução de um problema específico de áreas diversas. Isso acontece, pois ouvir música ajuda o cérebro a fluir em conjunto com o som, detalhe que auxilia na frequência de pensamentos e na concatenação de ações que podem ser tomadas para solucionar um problema e também para criar.

Barulho no trabalho? Música pode ser a chave para fugir das distrações

Locais de trabalho com muito barulho são um problema para manter o foco. Nesse caso, a música também funciona como uma boa aposta para fugir desses fatores e desenvolver um ritmo de trabalho mais consistente.

Afinal de contas, não é difícil encontrar pessoas trabalhando com fones de ouvido em quase qualquer lugar, não é mesmo? Dessa forma, apostar em sons que sejam capazes de te manter concentrado, é sempre uma boa estratégia para manter a fluidez do trabalho.

E claro, com a produtividade em dia, sobra mais tempo para focar na saúde e nos investimentos - por exemplo -. A MetLife dispõe de uma boa cesta de cuidados para garantir que a sua maior preocupação seja sempre com o que mais importa: O seu bem-estar.