Conheça a síndrome do pescoço de smartphone

Também conhecida como síndrome do pescoço de texto, que é a dor causada pela má postura no uso do celular

Os avanços tecnológicos nos permitem muito mais agilidade e praticidade no dia a dia. Os smartphones, cada vez mais modernos, possibilitam ter o mundo em nossas mãos e, com poucos toques na tela de um celular, podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do planeta.

Mas uma questão que surge nesse cenário é que estamos utilizando tanto que até mesmo algumas questões de postura são afetadas. Sabia que uma dessas questões já tem até nome? É a  síndrome do pescoço de smartphone, que pode trazer consequências negativas para nossa saúde. Veja o que a MetLife está abordando a respeito e fique ligado nesse assunto. 

O que é a síndrome do pescoço de smartphone? 

Conhecida pela expressão “text neck”, nada mais é do que a dor que ataca a nossa coluna vertebral, por causa do uso prolongado de celulares ou tablets. O problema tem origem na má postura com que utilizamos esses aparelhos que, na maioria das vezes, é com a cabeça flexionada para baixo e com queixo encostado no peito. 

Quando ficamos nessa posição por um longo período de tempo usando o celular, um peso bem maior do que a nossa coluna está acostumada se concentra nela. Todo esse peso excessivo acaba gerando dores no pescoço, tensão muscular e rigidez no local. Com o passar dos anos, essa má postura pode se tornar permanente, deixando você com a aparência corcunda.

Quais são os sintomas?

  • Dor no pescoço;

  • Dor de cabeça; 

  • Dor na coluna cervical;

  • Dores nas costas ou espasmos musculares intermitentes; 

  • Dores em um dos ombros;

  • Rigidez muscular;

  • Formigamento ou dormência nos braços, em casos mais graves. 

Prevenção da síndrome do pescoço de texto

A principal forma de prevenção da síndrome do pescoço de texto é basicamente manter uma boa postura corporal, principalmente durante o uso do smartphone. Fique atento na forma que você está usando o seu aparelho, principalmente se estiver em pé. Uma boa dica para evitar esse problema é levar o celular até na altura dos seus olhos ao invés de abaixar a cabeça. 

Outra boa pedida é fazer alongamentos específicos para aliviar a tensão da musculatura do pescoço ao longo de todo o dia. Se você trabalha sentado em frente ao computador ou faz uso excessivo do seu smartphone, os alongamentos devem ser feitos com mais frequência. 

Tudo é uma questão de prática: quanto mais atento você estiver em relação à sua postura, principalmente durante o uso do seu celular, melhor para sua coluna e pescoço, que são os que mais sofrem desgaste. 

Dessa forma, quando for navegar na internet ou passar muito tempo nas redes sociais através do seu celular, mantenha o seu pescoço como se estivesse olhando para frente em linha reta. Fique de olho em sua postura!