Conheça a síndrome do pescoço de smartphone
Também conhecida como síndrome do pescoço de texto, que é a dor causada pela má postura no uso do celular
Os avanços tecnológicos nos permitem muito mais agilidade e praticidade no dia a dia. Os smartphones, cada vez mais modernos, possibilitam ter o mundo em nossas mãos e, com poucos toques na tela de um celular, podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do planeta.
Mas uma questão que surge nesse cenário é que estamos utilizando tanto que até mesmo algumas questões de postura são afetadas. Sabia que uma dessas questões já tem até nome? É a síndrome do pescoço de smartphone, que pode trazer consequências negativas para nossa saúde. Veja o que a MetLife está abordando a respeito e fique ligado nesse assunto.
O que é a síndrome do pescoço de smartphone?
Conhecida pela expressão “text neck”, nada mais é do que a dor que ataca a nossa coluna vertebral, por causa do uso prolongado de celulares ou tablets. O problema tem origem na má postura com que utilizamos esses aparelhos que, na maioria das vezes, é com a cabeça flexionada para baixo e com queixo encostado no peito.
Quando ficamos nessa posição por um longo período de tempo usando o celular, um peso bem maior do que a nossa coluna está acostumada se concentra nela. Todo esse peso excessivo acaba gerando dores no pescoço, tensão muscular e rigidez no local. Com o passar dos anos, essa má postura pode se tornar permanente, deixando você com a aparência corcunda.
Quais são os sintomas?
Dor no pescoço;
Dor de cabeça;
Dor na coluna cervical;
Dores nas costas ou espasmos musculares intermitentes;
Dores em um dos ombros;
Rigidez muscular;
Formigamento ou dormência nos braços, em casos mais graves.
Prevenção da síndrome do pescoço de texto
A principal forma de prevenção da síndrome do pescoço de texto é basicamente manter uma boa postura corporal, principalmente durante o uso do smartphone. Fique atento na forma que você está usando o seu aparelho, principalmente se estiver em pé. Uma boa dica para evitar esse problema é levar o celular até na altura dos seus olhos ao invés de abaixar a cabeça.
Outra boa pedida é fazer alongamentos específicos para aliviar a tensão da musculatura do pescoço ao longo de todo o dia. Se você trabalha sentado em frente ao computador ou faz uso excessivo do seu smartphone, os alongamentos devem ser feitos com mais frequência.
Tudo é uma questão de prática: quanto mais atento você estiver em relação à sua postura, principalmente durante o uso do seu celular, melhor para sua coluna e pescoço, que são os que mais sofrem desgaste.
Dessa forma, quando for navegar na internet ou passar muito tempo nas redes sociais através do seu celular, mantenha o seu pescoço como se estivesse olhando para frente em linha reta. Fique de olho em sua postura!
Tags: