Cultura periférica: por que apoiar e participar

Saiba porque você e sua família devem participar e apoiar a cultura das comunidades

As diversas manifestações culturais das periferias das cidades são uma forma de movimentar a economia dessas comunidades menos favorecidas e oferecer alternativas para manter os jovens longe da violência ou das drogas. Por isso, o apoio de toda a sociedade é importantíssimo para dar mais visibilidade para essa população. A MetLife preparou esse artigo que vai te mostrar por que você e sua família devem apoiar e participar massivamente da cultura periférica da sua cidade. 

Oportunidade de inclusão social

Os eventos culturais realizados na periferia como oficinas de arte, concursos de dança, campeonatos de futebol, teatro infantil, cursos profissionalizantes, dentre outros, são fundamentais para que a inclusão social aconteça. 

Nem sempre as pessoas residentes das periferias do Brasil têm oportunidades de trabalho ou de uma moradia digna e se sentem excluídas na sociedade. Por isso, movimentos de cultura periférica acabam funcionando como importantes propulsores dessa inclusão.  

Apoio à diversidade

Os programas culturais realizados nas comunidades também incentivam o apoio à diversidade. Uma maior aceitação e respeito, por parte da sociedade, em relação a todos os moradores da periferia, independente do gênero, raça, profissão, sexo, condições financeiras ou nível de escolaridade. Por isso, você e sua família devem participar e, sobretudo, apoiar tais eventos. A sociedade agradece e muito! 

Revelação de novos talentos

Diversos talentos que hoje fazem sucesso no mundo da música, do esporte, da gastronomia e no meio acadêmico vieram da periferia. Os eventos culturais realizados nestes locais podem revelar grandes talentos no futuro. 

Tem muita gente boa nas comunidades que estão só esperando uma chance de mostrar todo seu potencial. Quem sabe se você não pode dar alguma oportunidade de trabalho para algum talento em sua empresa? 

A voz da periferia também precisa ser ouvida

Pessoas que moram em periferias precisam de mais espaço na sociedade e, por isso, a cultura periférica está cada vez mais difundida pelos 4 cantos. 

Todas as pessoas devem apoiar e participar desses eventos culturais como forma de dar voz para as pessoas consideradas “excluídas” da sociedade. Estar presente nesses eventos, mostra que você e sua família estão incentivando a cultura periférica, de todas as formas. 

Oportunidade de aprendizado

Colocar-se no lugar do outro, viver experiências que de outra forma não teria e até aprender novas habilidades. As comunidades periféricas, com sua cultura e criatividade são fontes inesgotáveis de aprendizado. Nesses locais também têm muito conhecimento e geração de valor. Dessa forma, participe e apoie os eventos culturais da periferia. Você não perde nunca! 

Está vendo que você tem motivos de sobra para apoiar e participar da programação cultural das comunidades menos favorecidas?