Descubra 7 maneiras de ser mais eficiente

Ser eficiente não depende de motivação e de esperar a criatividade surgir

A vida passa muito depressa, porém não podemos deixar de perder nossas oportunidades por não conseguirmos ser eficientes. Para mudar essa relação consigo mesmo é preciso mudar alguns hábitos do dia a dia.

Nós da MetLife compreendemos que é importante as pessoas conseguirem ser mais eficientes. Isso auxilia na realização de projetos pessoais e do trabalho. Sendo assim, a seguir, você encontra 7 maneiras de como ser mais eficiente.

1. Seja proativo

A proatividade é uma qualidade que toda pessoa que queria ser eficiente precisa ter. Ser proativo é não depender de fatores que não são relevantes para colocar um plano em prática.

É preciso fazer o que precisa ser feito para obter um resultado. Então, comece hoje a tirar o seu projeto do papel e colocá-lo em prática. 

2. Tenha em mente seu objetivo 

Saiba onde quer chegar para não se perder no caminho. Sendo assim, tenha um ou mais objetivos em mente para que você possa investir sua energia e trabalho onde é essencial.

De nada adianta ser eficiente e proativo em arrumar a mesa, se o objetivo era cozinhar uma refeição, por exemplo. Por isso, trace seus objetivos e veja o que precisa ser feito para alcançá-los.

3. Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito 

Quando se tem muitos itens a serem feitos é preciso colocá-los no papel. Isso porque, nosso cérebro tem capacidade limitada para gerenciar e lembrar de muitos compromissos.

Sendo assim, anote tudo o que você tem de tarefas em uma agenda ou em um aplicativo de gerenciamento, como o Evernote ou o Google Keep. Isso faz com que seu cérebro foque mais em como fazer o que precisa ser feito para atingir os objetivos.

4. Estabeleça prioridades

É importante que você classifique as tarefas por nível de prioridade. Dessa forma, você conseguirá realizar cada uma na ordem certa para que seu projeto não atrase. Afinal, as tarefas dependem uma das outras e ao classificá-las como prioridades ou não, você estará organizando seu projeto para que ele flua melhor. 

5. Faça um planejamento

Além de fazer uma lista com tarefas e organizá-las por prioridade é preciso criar um planejamento semanal, mensal ou semestral. Isso permite que seu projeto seja visualizado com mais clareza.

Por exemplo, se você tem um site que vai ser publicado daqui a três meses. Para que o projeto seja finalizado no tempo certo é preciso criar um planejamento para organizar quando cada etapa deverá ser concluída.

Dentro desse planejamento maior de três meses, pode ser inserido um planejamento menor quinzenal. Assim, você divide o projeto em etapas menores e, por fim, cria uma lista diária de tarefas a ser cumpridas. 

É preciso ter uma organização assim para que você não se perca e consiga ser mais eficiente. Afinal, saberá tudo o que precisa ser feito e quando precisa ser finalizado.

6. Atualize suas habilidades

Com o passar do tempo é normal que suas habilidades e conhecimentos fiquem um pouco “enferrujados” ou desatualizados. Por isso, é preciso se atualizar sempre.

Você pode fazer isso por meio de cursos online, palestras, livros ou outras fontes. O importante é estudar algo para se manter atualizado em relação aos conhecimentos atuais. 

7. Seja constante

Não espere pela motivação, criatividade ou concentração para começar seu trabalho. Apenas inicie no horário que planejou e esforce-se em se manter focado no que precisa ser feito. 

Não podemos esperar por motivação para fazer o que precisa ser feito. Caso contrário, estamos dando liberdade à procrastinação. 

Criar um hábito independe de motivação ou criatividade. Depende apenas do nosso esforço em manter os horários definidos para iniciar e finalizar o trabalho e das tarefas que precisamos colocar em prática. 

Para ser eficiente é preciso organização, determinação e objetivos claros em mente. Coloque em prática as dicas acima e perceba como você conseguirá ser mais eficiente do que pensava que seria.