Dia Internacional da Igualdade da Mulher

A luta continua!

No dia 26 de agosto, é comemorado o dia Internacional da Igualdade da Mulher, dia esse que representa a luta das mulheres pelos seus direitos civis, pela representatividade política e por igualdade.

Há quem não saiba, mas há poucas décadas, as mulheres não tinham direito ao voto, não tinham acesso à educação, e o mercado de trabalho era fechado a elas. Para a sociedade, o lugar da mulher era em casa, sendo uma boa esposa e mãe.

Dias Atuais

Nos últimos tempos, as mulheres não só conquistaram mais acesso ao mercado de trabalho, e à educação, como se tornaram grandes exemplos nestes meios. Isso é fruto de uma incansável luta pela igualdade entre os sexos, mas que infelizmente, está longe de terminar.

Graças ao Feminismo (do latim femĭna, que significa “mulher”), um movimento filosófico, social e político, cuja principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), a popularização do debate e a consciência do assunto tem aumentado significativamente, mas a pouca representatividade política, a violência, e as desigualdades no mercado de trabalho, ainda existem, por isso há muito que ser feito para de fato, alcançar igualdade em oportunidades e cargos para as mulheres.

Como Apoiar esse Movimento?

Para que se estabeleça a igualdade no ambiente de trabalho, à algumas coisas que podem contribuir, como por exemplo, dar oportunidades para ambos os sexos exercerem cargos altos dentro das empresas; valorizar as qualificações profissionais das mulheres; oferecer salários igualitários; promover mudanças de leis e de cultura que não sejam igualitárias.

Outro ótimo exemplo é valorizar o homem que cumpre tarefas domésticas, ou com a criação dos filhos, tendo em vista que isso também é uma tarefa dele. 

Assim poderemos juntos transformar o mundo em um lugar de igualdade para todos, pois lugar de mulher, é onde ela quiser!