3 de Dezembro: Dia Internacional da pessoa com Deficiência

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, saiba a importância desta data e sobre o Dia Internacional do Deficiente Físico.

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de gerar discussões sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades.

A celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ocorre também na mesma data o Dia Internacional do Deficiente Físico, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), também em 1992. o Dia Internacional do Deficiente Físico, salienta exclusivamente às pessoas que apresentam restrições a nível motor, enquanto o Dia internacional da Pessoa com Deficiência, sendo direcionada para todos os tipos de deficiências, sejam físicas ou mentais.

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil, de acordo com dados do censo do IBGE 2010, existem 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 24% da população.

Este dia simboliza uma oportunidade para refletir (e pôr em prática) sobre o lugar das pessoas com deficiência em nossa sociedade e o que podemos fazer em prol da acessibilidade, garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência e assegurar os direitos de todos.

O Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Nós da MetLife e do Comitê MDA reconhecemos a importância da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos diversos espaços. Estamos juntos em busca de uma empresa acessível, inclusiva e com  boas condições de trabalho para todos.