Dia Internacional dos Povos indígenas

09 de agosto - O Dia Internacional dos Povos Indígenas, mais do que uma simples data comemorativa, reconhecimento a origem e cultura.

O dia internacional dos povos indígenas foi Instituído em dezembro de 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e UNESCO, tendo seu primeiro dia comemorado em 9 de agosto de 1995 e desde então comemorado anualmente.

O principal propósito desta data é conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, outra finalidade é garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte primordial de sua identidade.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas ainda presta homenagem a todas as contribuições culturais e sabedorias milenares que esses povos transmitem para as mais diversas civilizações no mundo.

Há cerca de 370 milhões de indígenas em cerca de 90 países, representando aproximadamente 5% da população mundial. São mais de 5 mil grupos diferentes que falam cerca de 7 mil línguas. No Brasil estimas-se, que existem 896,9 mil indígenas com presença em todos os estados brasileiros. São 305 etnias, que falam 274 línguas.

Brasil Miscigenado

O Povo brasileiro, como dito; é bonito por natureza. Essa beleza toda deve-se a essa grande miscigenação (mistura de raças, de povos e de diferentes etnias, sendo assim, multirraciais). São inúmeras as raças e cultura que favoreceram a formação do povo brasileiro. Europeus, africanos, asiáticos e indígenas (antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios).

Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.

E nós da MetLife, presente em mais de 50 países, com mais 48 mil funcionários e atendendendo a mais 100 milhões de clientes, nós como ninguém sabemos o que significa cultura, raça, ideologia, credo, gênero e respeitamos toda essa diversidade. Acreditamos que toda comemoração a raça e manifestação cultura devem ser preservada e celebrada. Feliz dia dos primeiros habitantes.

Separamos para você mais alguns conteúdos importante sobre cultura.