Dia nacional da pessoa com deficiência Visual

A inclusão depende de você. Faça sua parte!

No dia 13 de dezembro, é comemorado o Dia nacional da pessoa com deficiência visual. A data foi criada a partir do Decreto de Lei nº 51.405, de 26 de julho de 1961, mas tem com o objetivo de acabar com o preconceito e a discriminação que cercam as pessoas cegas.

O que é a deficiência visual?

A deficiência visual pode ser definida como perda total ou perda parcial da visão, seja por consequência congênita, ou seja, desde o nascimento ou adquirido ao longo da vida. Para uma pessoa com deficiência visual, os demais sentidos, como tato, olfato, paladar e principalmente a audição, são ainda mais importantes para a realização de diversas tarefas do dia a dia.

Através da audição, um dos sentidos mais aguçados em quem tem deficiência visual, é possível identificar de qual ponto da sala a pessoa está falando pela direção e distancia da sua voz, os passos de alguém se aproximando, a direção do vento pela chacoalhada das folhas e muito mais.

Classificação da deficiência visual

A deficiência visual pode ser classificada como:

Cegueira

referimo-nos a uma pessoa que não possui capacidade de enxergar ou possui esse sentido bastante limitado, com percepção mínima de luz. As pessoas cegas não conseguem visualizar nenhum material, sendo necessário, portanto, o uso de outros sentidos. A leitura e a escrita, por exemplo, são feitas através do sistema braille, que permite a identificação de códigos pelo tato.

Baixa visão.

por sua vez, são aquelas que conseguem enxergar, por exemplo, materiais com as letras ampliadas ou através de lentes de aumento. Os pacientes com baixa visão podem ter dificuldades para verificar objetos distantes; outros podem apresentar campo visual restrito; e existem até mesmo aqueles que possuem dificuldade com a distinção de determinadas cores ou apresentam sensibilidade exagerada à luz.

Em algum momento você já parou para pensar como é a vida das pessoas com deficiência visual? Ou teve a experiencia de ficar, mesmo que por um período, de olhos vendados e tentar se locomover, se arrumar, entre outras tarefas?

Nós da MetLife Brasil, separamos uma experiencia para você expandir e explorar sua audição. Por meio de um áudio 3D, que usa tecnologia multidimensional que utiliza diversas técnicas de edição e efeitos de áudio para causar a sensação de que os sons estão sendo reproduzidos de diversas direções.

A experiencia só possível com o uso de fones de ouvidos. Clique no banner a seguir para desfrutar de uma experiencia sensorial auditiva.

fones de ouvido Experiência sensorial auditiva