Conheça 5 dicas de como impressionar seus gerentes em seu primeiro estágio ou programa trainee

Demonstrar interesse pelo trabalho e empatia com os colegas podem fazer toda a diferença em uma possível efetivação

Em um mundo cada vez mais competitivo, diversos profissionais em início de carreira, veem nos estágios ou programas trainees, uma oportunidade de adquirir experiência na área de atuação. O problema é que nem todos aproveitam a chance de serem contratados e acabam sendo demitidos no final do contrato. 

Nós da Metlife pensamos que tudo na vida pode ser diferente e que sempre podemos oferecer dicas bacanas para que sua primeira experiência como estagiário ou trainee seja um verdadeiro sucesso. O resultado é o aumento das chances de uma real efetivação. 

Tenha foco e demonstre interesse pelo trabalho

Não existe nada mais desagradável para um funcionário de uma empresa, do que ter que lidar com aquele estagiário ou trainee desinteressado pelo seu trabalho. Isso causa um ambiente estressante e cansativo, pois a falta de interesse pode interferir no bom andamento dos processos, afetando diretamente os resultados. 

Por isso, tenha foco e demonstre total interesse pelo seu trabalho, por mais entediante que ele seja. Isso é bem visto pelos seus gerentes que podem cogitar a possibilidade de uma efetivação, após o término do contrato. Um estagiário ou trainee focado e interessado no trabalho é um futuro colaborador da mesma forma. 

Seja flexível

O gerente te pediu para ficar depois do horário para ajudar a equipe a terminar as tarefas? Por mais que você tenha marcado um happy hour com os amigos, seja flexível e fique. Ser flexível em vários aspectos é fundamental nas empresas, além de ser muito bem visto pelos superiores. 

Se você pretende ser efetivado como funcionário no final do período de estágio, seja flexível, ao máximo. A flexibilidade é visto como um fator decisivo para uma possível contratação de um trainee ou estagiário. 

Seja educado e tenha empatia pelos colegas

Não é somente porque você é um simples estagiário ou trainee que deve ser mal educado ou não ter empatia com os demais colegas de trabalho. Gentileza e educação cabem em qualquer lugar, além de ser uma obrigação dentro de toda empresa. 

Tenha empatia e seja educado com todos, independente com quem seja. Todas as pessoas são dignas de respeito e cordialidade. Educação e gentileza podem impressionar muito mais do que competência e arrogância. Pense nisso! 

Se esforce para aprender e atingir as metas da empresa

Um estagiário ou trainee que é esforçado para aprender toda a dinâmica de trabalho para atingir as metas da empresa, é como um troféu para qualquer gerente. Lembre-se de que foi essa empresa que estendeu a mão para você, mesmo sem nenhuma experiência. 

Por isso, esforço e dedicação podem ser igualmente importantes na hora dos gestores decidirem sobre qual estagiário ou trainee contratar para fazer parte da equipe. Certamente, o mais esforçado e comprometido ficará com a vaga. 

Seja pontual e evite faltar ao trabalho por qualquer motivo

A pontualidade e o compromisso com o trabalho é visto como um fator decisivo entre a continuação na empresa e a demissão de um colaborador. Mesmo que seja seu primeiro programa de estágio ou trainee, ser pontual e não faltar ao trabalho por motivos banais, são levados em consideração na hora de uma efetivação. 

Dessa forma, seja pontual e tenha compromisso com seu trabalho, mesmo que ele seja temporário. Isso pode impressionar e muito os gerentes que podem decidir por você na hora de aumentar o quadro de funcionários. 

Pode até não ser fácil impressionar os superiores durante o período de estágio ou programa trainee. Afinal de contas, o mundo empresarial é extremamente exigente e não permite muitos deslizes. Mas com muita determinação e foco, isso é possível.