Dicas para lidar com adversidade em seu ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um ótimo lugar para o crescimento pessoal e profissional

Na correria do dia a dia é comum que enfrentemos algumas adversidades no trabalho. Elas podem surgir no relacionamento entre colegas, numa máquina que deu problema ou com um cliente que resolveu mudar todo o projeto que ele havia acabado de aceitar.

Ao passar por essas situações adversas ficamos confusos sobre como agir. Nós da MetLife compreendemos essa atitude, pois é complicado decidir o que fazer.

Porém, precisamos começar a pensar sobre como podemos lidar com a adversidade no ambiente de trabalho. A seguir, listamos dicas do que fazer quando uma situação incomum e problemática acontecer no seu dia a dia de trabalho.

Controle seus impulsos

É normal que diante de uma adversidade tomemos decisões que depois podemos nos arrepender. Afinal, a adrenalina comanda o organismo e acabamos agindo sem pensar. Porém, é preciso pensar antes de agir.

Aprender a controlar os impulsos fará com que você se torne uma pessoa mais centrada e que consiga passar por uma dificuldade agindo de forma lógica. Isso te torna uma pessoa mais profissional.

Seja empático

Pode acontecer que o problema não aconteça com você, mas com seu colega de trabalho. Nesse momento é importante demonstrar empatia pelo outro.

Se pôr no lugar de outra pessoa fará com que você compreenda o que ela está sentindo e, assim, possa ajudá-la da melhor forma possível. Aliás, essa qualidade é muito importante não só para o ambiente de trabalho, mas para sua vida pessoal.

Administre suas emoções

O controle emocional é uma das qualidades de pessoas profissionais e bem sucedidas. Quando passamos por algum problema podemos demonstrar diversas emoções, dependendo do nosso estado emocional e de como a situação nos afeta.

Porém, precisamos aprender a lidar com essas emoções. Isso não quer dizer que você não irá mais sentir nada, mas conseguirá demonstrar apenas o que convém para o momento.

Isso facilita não só a forma com que lidamos com as adversidades, mas também no momento que pedimos uma promoção ou quando queremos dar uma ideia bacana que pode solucionar algum problema da empresa, por exemplo.

Seja resiliente

A resiliência é outro fator muito importante para você passar pelas adversidades da forma mais tranquila possível. Uma pessoa resiliente consegue lidar com os problemas sem ceder à pressão da situação.

Para adquirir essa habilidade, é preciso encarar o problema e decidir o que fazer para solucioná-lo. Caso contrário, se você resolve só ficar se lamentando, o problema pode crescer e piorar ainda mais a situação.

Outra forma de se tornar mais resiliente é ver as dificuldades como oportunidades. Quando passamos por uma dificuldade e conseguimos enfrentá-la, estamos nos desenvolvendo emocionalmente e psicologicamente. Dessa forma, quando passarmos novamente pela situação será mais fácil de resolvê-la.

Adversidades acontecem em todo tipo de trabalho. A questão principal é como passar por ela. Ao seguir as dicas acima, você conseguirá lidar melhor com os problemas que surgirão em seu trabalho.