5 dicas sobre o que avaliar em uma proposta de emprego novo

Muita coisa deve ser colocada na balança antes de deixar seu emprego para encarar um novo desafio

Em um mundo cada vez mais competitivo, as pessoas querem seu lugar ao sol no mercado de trabalho. Mas nem sempre isso é fácil perante tanta concorrência entre os candidatos a uma vaga em uma grande empresa. Quando se recebe uma proposta de emprego novo, muita coisa deve ser avaliada para que você não se arrependa da sua escolha.  

Nós da Metlife pensamos que tudo na vida pode ser diferente ou bem melhor na sua vida profissional, em vários aspectos. Por isso, preparamos 5 dicas bacanas sobre o que avaliar perante uma proposta de emprego novo, para que sua escolha seja a mais assertiva possível.  

Avalie a sua motivação com o emprego atual 

Pense bem no que está levando você a pedir demissão para encarar um novo emprego. Faça uma avaliação sincera de como anda a sua motivação com seu atual emprego. Insatisfação com as atividades, falta de perspectiva de crescimento e até mesmo o salário, podem estar entre os motivos que estão levando você a pedir demissão. 

A falta de motivação é um dos principais fatores que levam muitos profissionais a não pensarem 2 vezes antes de mudar de emprego. Veja como anda a sua motivação com seu atual emprego antes de tomar qualquer decisão. 

Analise o momento do setor que você pretende atuar 

Cada setor da economia sofreu um impacto negativo com a crise financeira, que começou em 2015. Você deve avaliar como está sua área de atuação no momento. Se for possível, tente conversar com alguém que trabalha ou já trabalhou na empresa que pretende atuar e veja como está o cenário. 

Analise também se as empresas do setor estão contratando ou demitindo mais. Entender o panorama do seu setor de atuação também é importante para tomar uma boa decisão e não se arrepender da troca de emprego. 

Avalie o momento e o perfil da empresa que pretende atuar 

Existe a possibilidade de crescimento profissional na empresa que te propôs um novo emprego? Como ela está inserida no contexto econômico do país? Mesmo que a empresa seja sólida, bem estruturada e posicionada no mercado, você deve fazer uma minuciosa avaliação desses fatores. 

Observe também se o perfil da empresa tem a ver com o seu. De nada adianta você trocar um emprego que já está adaptado por outro que não tem nada a ver com seu perfil profissional. Isso é extremamente frustrante! 

Analise como é o ambiente de trabalho e os benefícios 

Esse é outro ponto chave que deve ser observado antes de bater o martelo com o nova empresa. Se for possível, faça uma visita nas dependências da organização e observe o dia a dia dos colaboradores. Trabalhar em um ambiente carregado, estressante e cheio de cobranças, pode ser muito desagradável e desmotivador. 

Os benefícios que a nova empresa oferece também devem ser avaliados. Geralmente, no processo seletivo, salário e benefícios já são informados aos candidatos. Cabe a você analisar se vale ou não à pena trocar seu emprego por outro. Observe quais benefícios você terá a mais se aceitar a proposta. 

Controle sua ansiedade 

A ansiedade é uma grande inimiga na tomada de uma decisão importante. Muitas vezes, fazemos isso por impulso. Quanto mais ansiosos pela mudança, menos criteriosos somos na tomada de decisões, principalmente quando se trata de um novo emprego. 

Por isso, não deixe de refletir também sobre o impacto desse sentimento antes de bater o martelo e pedir demissão do seu emprego para encarar algo desconhecido, pelo menos nesse momento. 

Em suma, antes de pedir demissão do seu emprego para aceitar a proposta de outra empresa, deve-se avaliar muita coisa e com bastante calma. Lembre-se de que esse é o tipo de decisão que não se pode voltar atrás.