5 dicas para aumentar o seu controle emocional em situações de crise profissional

Conhecer suas emoções, manter a calma e ter empatia pelo próximo podem ajudar bastante no processo

Em um mundo cada vez mais competitivo e intolerante, as pessoas têm cada vez menos paciência com as outras, além de facilmente perderem o controle diante de situações de crise profissional. São vários os motivos que levam a isso, em especial, a falta de uma inteligência emocional para lidar com as adversidades da vida. 

Nós da Metlife pensamos que tudo na vida pode ser diferente ou melhor e trabalhamos para seu bem estar financeiro e pessoal. Por isso, você vai conhecer 5 dicas para aumentar o seu controle emocional em situações de crise no trabalho. Pode acreditar, é possível! 

Conheça as suas emoções

Apesar de ser crucial no processo de autoconhecimento, aprender a conhecer suas emoções pode ser fator decisivo em épocas de crise no ambiente organizacional. Preste mais atenção em tudo que se passa no seu dia a dia e como isso afeta suas emoções.

Se você tiver a plena consciência sobre o que te estressa e muda completamente o seu humor, já é um bom caminho para saber lidar com o ainda está por vir e se comportar melhor diante de uma situação desagradável. 

Procure sempre manter a calma

Em situações de crise profissional, nem sempre conseguimos manter a calma, principalmente se estamos prestes a perder o emprego, por exemplo. Mas isso é possível, pois ninguém nasce com um equilíbrio inerente e total controle sobre o seu comportamento. 

O mundo e o mercado de trabalho são marcados pela incerteza. É quase impossível prever o que vai dar errado e que situações estressantes o futuro te reserva. Por isso, se você está passando por uma crise profissional, mantenha sempre a calma. Ficar nervoso e reclamando só vão piorar as coisas! 

Procure melhorar sempre 

Reconhecer as suas fraquezas e buscar melhorias é mais uma dica para superar uma possível crise  profissional. Lembre-se de que você é um ser humano como qualquer outro, dotado de qualidades e defeitos. Por isso, procure melhorar sempre, reconhecendo e tentando corrigir suas fraquezas. 

Não é uma tarefa fácil e requer muito esforço e tolerância no dia a dia. Mas tentar melhorar amenizando as imperfeições, principalmente como profissional, pode ajudar a superar melhor os períodos de crise, que todos nós estamos sujeitos a passar, inevitavelmente. 

Seja empático

Outra forma de aumentar o controle das emoções perante uma possível crise profissional é observar com empatia as pessoas que o cercam. Ter empatia, em qualquer situação, é fundamental. 

Conhecer a sua personalidade, o que motiva suas emoções e suas necessidades, te ajudará a ser mais controlado, menos controlador, mais paciente e menos reativo. Se colocar no lugar do outro também é uma forma de aumentar o controle emocional. 

Descubra técnicas que equilibram as suas emoções 

Nem todas as pessoas funcionam e controlam suas emoções da mesma forma. Por isso, o segredo também está em descobrir o que equilibra as suas emoções para se adaptar a determinadas circunstâncias.

Reconheça os gatilhos que impulsionam as suas ações e se esforce para controlá-los. Antes de “explodir” conte até dez e respire fundo com calma, pois isso ajuda a amenizar as suas reações emocionais. Essa estratégia envolve repetição e acima de tudo, paciência. 

Não é fácil manter o domínio emocional, principalmente em situações de crise profissional. Mas com esforço, tolerância e autoconhecimento, você será capaz de lidar com situações estressantes e desmotivadoras. 

A Metlife sempre pensa no seu bem estar, qualidade de vida e tranquilidade, principalmente nas horas mais difíceis. Nossa empresa oferece diversos tipos de seguros de vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.