Dicas para começar amizades em ambiente de trabalho
Ajudar no que for preciso, promover a socialização, valorizar o trabalho em equipe e ter respeito às diferenças são ótimas alternativas
Muitas vezes, passamos mais tempo dentro do ambiente de trabalho do que em nossa própria casa. Por isso, manter a boa convivência com os colegas de empresa deixa o dia a dia mais prazeroso. Mas e quando chega aquele novo funcionário: como começar uma amizade?
É exatamente sobre isso que esse post da MetLife vai abordar. As dicas para começar amizades dentro do ambiente organizacional e passar horas produtivas de forma leve.
Seja receptivo e procure ajuda sempre
Quando começamos a trabalhar em qualquer empresa, tudo é novidade e nem sempre estamos seguros quanto às tarefas que precisam ser executadas.
Por isso, seja receptivo em ajudar o novo colega de trabalho com o que for preciso. Isso estabelece vínculos e deixa o dia a dia mais harmônico. Dar a mão para quem precisa faz bem!
O convívio fora da empresa é importante
Para que haja uma boa socialização dos colegas de trabalho, sejam novatos ou veteranos, a convivência fora da empresa é aquele tempero especial que muda muitas coisas.
Por isso, que tal organizar um divertido happy hour para que todos os funcionários da sua equipe se interajam? Essa é uma excelente forma de iniciar boas amizades, que podem durar a vida inteira.
Seja a favor do trabalho em equipe
Não restam dúvidas de que o trabalho em equipe é essencial para o bom andamento das atividades de uma organização. Por isso, valorize essa forma de trabalho e elimine de vez o individualismo, tão presente na sociedade.
Incentivar e valorizar o trabalho em equipe pode deixar a convivência diária mais fácil e dar início a grandes amizades.
Respeito às diferenças
Uma amizade dentro ou fora do ambiente de trabalho começa com o respeito às diferenças. Sem ele, nada funciona. Por isso, tenha respeito e tolerância com os demais que, independente das circunstâncias, pensam e agem diferente de você.
Somente com respeito, paciência e tolerância, é que as amizades se fortalecem ainda mais.
Mas e se não der certo, o que fazer?
Nem sempre as coisas saem da forma que esperamos. Muitas vezes, não acontece a “sintonia” com um ou outro colega de trabalho. Veja o que deve ser feito para manter a convivência sem necessariamente ser amigo:
Não misture vida pessoal e profissional
Já que a amizade “não rolou” com algum colega de trabalho, não se preocupe, pois isso pode acontecer. Dessa forma, não misture sua vida pessoal com a profissional. Trate somente de assuntos que são de interesse da empresa e nada mais.
Seja resiliente
Não é porque você não fez amizade com outro colaborador, que você deve menosprezá-lo ou tentar prejudicá-lo, certo? Ter resiliência pode ajudar a deixar o dia a dia mais leve, principalmente para todos ao seu redor. Isso faz uma grande diferença!
Fazer amizades dentro do ambiente de trabalho faz bem e deixa o clima organizacional bem mais produtivo. Sintonize nessas dicas e trabalhe feliz!
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