Dicas para construir plano de carreira

Simples incentivos da empresa e esforço pessoal podem contribuir muito para o engajamento

Se sentir inquieto quanto ao seu futuro no trabalho não é algo incomum no mundo atual, mas isso não significa necessariamente que você precise trocar de emprego para dar novos passos em sua carreira. Manter um canal aberto de comunicação com sua empresa através de seus gestores é muito importante para que juntos vocês possam trabalhar em um plano de carreira. 

O planejamento de carreira é positivo tanto para o empregado quanto para a empresa. O plano deve focar-se sempre no crescimento e desenvolvimento do funcionário para que ele possa cada vez mais se capacitar e adquirir maiores responsabilidades dentro do negócio. Para isso, a empresa deve investir na preparação através de cursos e projetos, e oferecer oportunidades de crescimento e promoção quando elas surgirem. Na Metlife acreditamos que expandir a comunicação sobre benefícios, planejamento de carreira e educação financeira gera um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e produtivo. 

Do ponto de vista do funcionário, deixar claro o desejo em aprender mais sobre a empresa e, paralelamente, se desenvolver tanto no âmbito profissional como no pessoal são etapas importantes. Mostrar interesse é fundamental!  

Procure Sempre Aprender 

Nunca é tarde para aprender algo novo. Se você parar e pensar, as possibilidades de aprendizado atualmente são quase que ilimitadas nas mais diversas áreas. 

Procure saber com seu gestor ou com o departamento de recursos humanos se existe algum tipo de curso ou programa de aprendizado e desenvolvimento dentro da própria empresa. Caso a empresa não tenha como estruturar esses programas internamente, criar parcerias que possibilitem descontos ou bolsas de estudos em instituições que possam complementar a capacitação de seus funcionários é uma opção muito válida e já bastante usada no mundo empresarial. 

Muitas vezes aprender uma nova habilidade que não esteja diretamente relacionada com sua área de atuação, pode te trazer novas perspectivas sobre como desempenhar seu trabalho e se tornar um profissional ainda mais completo. Aprender é sempre um ganho na vida em geral. 

Compartilhe Conhecimento 

Uma ótima forma de se destacar como líder (caso tenha planos de se tornar gestor) é sempre compartilhar suas ideias e projetos, e ser o mais prestativo possível com seus co-workers. Não se acanhe em demonstrar suas ideias e pontos de vistas que possam acrescentar à companhia (sem arrogância, claro!), sobretudo, em oportunidades em público, como apresentações e reuniões. 

Se você já possui um cargo de liderança, convide seus colegas de time, ou mesmo de outros times, para que vocês possam trocar ideias sobre o que estão trabalhando e até sugerir parcerias entre diferentes áreas da empresa. Compartilhar informação é interessante para todos, incentiva trabalho em equipe e o famoso "pensar fora da caixa". 

Como empresa, você também pode estimular o compartilhamento entre funcionários e equipes, criando "Almoços Criativos", por exemplo, ou outros tipos de encontros que unam diversas áreas da empresa para momentos de brainstorm e capacitação de funcionários de uma forma menos ortodoxa e mais divertida. O incentivo à criatividade é motivador e inspira os funcionários a trabalharem com mais prazer e engajamento.