Dicas para você começar a planejar o futuro da sua carreira - agora

O planejamento de carreira permite que você visualize o que é necessário para atingir seus maiores objetivos profissionais

Com o dia a dia agitado e corrido, às vezes nem sobra tempo para pensarmos na nossa carreira profissional. Porém, é preciso tirar um tempo e analisar como está sua carreira agora e pensar o que quer conquistar no futuro. 

Nós da MetLife entendemos que nem todo mundo quer passar a vida inteira em uma mesma função e ganhar o mesmo salário. Adquirir novos conhecimentos e almejar cargos maiores faz parte dos sonhos de muitas pessoas.

Para isso, é necessário fazer um planejamento de carreira. Isso fará com que o trajeto para atingir o objetivo profissional fique mais claro e simples. Sendo assim, listamos algumas dicas que vão auxiliar você a planejar seu futuro profissional. Confira!

Analise seu estado atual

Para iniciar um planejamento de carreira é preciso, primeiramente, partir de onde estamos. Por isso, é essencial analisarmos nosso estado atual. 

Pense sobre como está seu trabalho agora, se ele te faz feliz e se rende um bom dinheiro. Além disso, pense sobre o que mais gosta de fazer em sua função e o que menos gosta. 

Esses questionamentos são importantes para definir o futuro da sua carreira. Afinal, você quer trabalhar nos próximos anos em algo que te deixa feliz. Com as informações colhidas nessa etapa do planejamento você pode começar a definir seus objetivos.

Tenha objetivos claros

Depois de analisar o estado atual da sua vida, comece a pensar onde você quer estar daqui a alguns anos. Além disso, analise se esses objetivos são realistas. Pois, de nada adianta traçar objetivos, sendo que eles estão fora da sua realidade.

Então, defina seus objetivos de forma clara. Por exemplo, defina o nome da função, o salário que pretende ganhar, se vai querer ter essa função na mesma empresa que trabalha ou em outra e em quanto tempo esse objetivo precisa ser alcançado.

Ao estabelecer um prazo, você sabe que essa meta é real e precisa ser alcançada até a data prevista. Isso dá mais motivação para você se empenhar e realizar suas metas.

Defina suas estratégias

Com os objetivos definidos, é hora de criar as estratégias para atingi-los. Essa é uma parte importante, pois com uma boa estratégia, fica mais simples de alcançar o que se quer.

Por exemplo, digamos que você trabalha hoje como vendedor de uma grande loja, mas pretende conquistar o cargo de gerente da loja ou gestor de uma equipe de vendedores. Para que seu objetivo seja alcançado, será necessário realizar cursos e especializações que tenham foco em gestão.

Esse é um exemplo simples, mas pense agora em seu caso. Quais cursos e especializações você precisará fazer para adquirir os conhecimentos necessários para atingir seu objetivo?

Desenvolva seu networking 

Além de investir em cursos, é necessário desenvolver seu networking. Para isso, vá em workshops, oficinas, palestras e outros eventos da área que está buscando se especializar.

Nesses eventos, converse com os outros participantes e com os palestrantes. Adicione eles em suas redes sociais e mantenha o contato. Isso poderá lhe render oportunidades de emprego, de convites para novos eventos e de parcerias.

Estipule prazos

Não é apenas com o objetivo final que você deve estabelecer um prazo. Crie um planejamento de carreira em um papel ou no Excel e coloque em cada etapa um prazo. Dessa forma, você tem claro que precisa cumprir todas as etapas no tempo determinado para atingir o objetivo no tempo que deseja.

Para melhorar sua planilha de prazos, crie um plano de ação. Essa técnica consiste em quebrar a meta em objetivos menores, listar as ações necessárias para que você cumpra cada objetivo e definir os prazos de cada etapa. 

Fazer um planejamento do futuro da sua carreira é muito importante para você se desenvolver como pessoa e para conquistar os seus objetivos. Siga as dicas e crie o seu próprio planejamento de carreira.