Dicas para você decorar o seu espaço de trabalho e, assim, se sentir melhor

Respeitar o espaço da empresa ao mesmo tempo em que transforma seu ambiente de trabalho em um cantinho pessoal é possível

A vida corrida dos grandes centros urbanos, às vezes, nos engole. Uma forma de encarar essa luta diária é reservar pequenos espaços de individualidade em nossas tarefas diárias. Vale ler um livro no meio da tarde, uma pausa para o café e, até, deixar nossa estação de trabalho com um toque pessoal.

Nós da MetLife, sempre atentos à qualidade de vida de nossos leitores aqui no Blog reunimos dicas iniciais para quem quer começar a personalizar o seu ambiente de trabalho. Confira!

Primeiro, vamos lembrar que menos é mais

Na hora de personalizar o seu espaço de trabalho, vale pensar em soluções simples e com poucos objetos. Isso porque por mais particular que possa ser a sua estação de trabalho ou sala, ela ainda fará parte de um layout geral do seu escritório, com regras e projetos próprios. 

Quando falamos de personalização, falamos de pequenos toques, no estilo "menos é mais", regra de ouro do design.

Saiba respeitar o limite para a personalização

Outra dica importante é buscar a informação do que é permitido personalizar em seu ambiente de trabalho. Por exemplo, será muito difícil você poder levar uma cadeira vermelha e com braços bordados de crochê mas, em alguns casos, poderá levar uma mantinha para colocar sobre ela para rebater o ar-condicionado. 

Estas regras estarão disponíveis, normalmente, em seu manual de funcionário ou, caso esse documento não exista, junto ao representante do RH em sua empresa.

Leve aquilo que faça lembrar de casa e da família

Daí você pode questionar: mas com essas duas regras acima vai sobrar espaço para eu afinal deixar meu ambiente de trabalho com o jeitinho que eu quero? Sempre dá. E o segredo pode ser levar poucos objetos que remetam à sua casa e, claro, lembrem de sua família. Isso vai além do porta-retrato.  

Você pode trazer uma muda de sua planta preferida (lembre-se de conferir se é uma espécie que se dá bem em ambientes fechados com baixa intensidade de luz solar), a mantinha que comentamos no ponto anterior, sua caneca preferida para o café da tarde entre outras. 

O importante neste tipo de decoração é fazer a ponte entre o ambiente que você está mais relaxado (normalmente a nossa casa) e o ambiente de trabalho, onde a correria impera!

Mude a decoração de vez em quando

O cérebro humano sempre nos surpreende e uma de suas características mais estudadas é a capacidade de se acostumar com sons e imagens que vê todo dia. 

Neste sentido, uma boa dica é ir renovando a sua decoração pessoal no ambiente de trabalho pelo menos duas vezes por ano ou, no mínimo, ao retornar de suas férias. Aliás, suas viagens podem ser uma ótima forma de buscar por objetos de decoração para essa mudança. Sabe aquela história de levar sempre uma lembrancinha? Inclua você mesmo na lista!

Personalizar um ambiente de trabalho é deixar um pouco do seu verdadeiro eu à mostra e chamar para a interação e um melhor convívio social. Aproveite o seu espaço para receber e ser recebido por seus colegas de trabalho. Afinal, gente feliz trabalha melhor!