O que fazer para driblar a dificuldade de conseguir o primeiro emprego

Entrar no mercado de trabalho é um passo muito importante na vida de toda pessoa

A cada dia que passa, novas mudanças acontecem no mercado de trabalho. Por isso, é tão importante se atualizar para se manter nele. Porém, o que fazer para quem está tentando entrar no mercado de trabalho e está com dificuldades?

Nós da MetLife compreendemos que é importante para os jovens terem autonomia e entrarem no mercado de trabalho. Afinal, isso proporcionará um grande conhecimento tanto no âmbito pessoal como profissional.

Porém, o que uma pessoa sem experiência pode fazer na hora de buscar seu primeiro emprego? Para te ajudar a passar por essa etapa da vida, listamos algumas dicas de como agir:

Tenha em mente que é um processo de construção

Conseguir o primeiro emprego, ser efetivado, subir de cargo e todos os outros degraus da carreira profissional é um processo de construção, no âmbito profissional e pessoal.

Sendo assim, não devemos desanimar no primeiro “não”. Devemos usar essa experiência para sermos melhores na próxima vez. Então, analise porque você pode ter ido mal na entrevista ou porque seu currículo não foi aceito.  

Na próxima oportunidade aplique o que aprendeu e vá desenvolvendo suas habilidades. Dessa forma, você estará aprimorando suas formas de passar pelos processos seletivos de emprego, até conquistar o primeiro trabalho.

Aprenda outro idioma

É comum que muitas empresas tenham como requisito básico um segundo idioma, principalmente o inglês. Isso porque, com a globalização, há filiais de empresas de outros países que vieram para o Brasil.

Além disso, muitas das empresas daqui têm clientes estrangeiros. Dessa forma, é preciso saber um segundo idioma para poder se comunicar com as pessoas que não são do Brasil. 

Então, aprimore seus conhecimentos em outra língua. Isso por ser feito por meio de um curso de idiomas, aulas online, leitura, entre outras formas.

Mostre proatividade

Quando estiver na etapa da entrevista, mostre que você é proativo e tem vontade de aprender. Faça com que o recrutador perceba que você está disposto a encarar os desafios dessa nova etapa da sua vida.

Amplie seu networking 

Networking se refere a criar uma rede de contatos com conhecimentos e interesses em comum. Toda pessoa, independente do seu estágio na carreira profissional precisa fazer parte de uma rede de contatos.

Se você não conseguiu passar na primeira entrevista de trabalho, tente aumentar seu networking. Faça isso indo a eventos da sua área e conversando com as pessoas que estão participando. Adicione elas em suas redes sociais e mantenha um contato.

Isso fará com que suas oportunidades de trabalho aumentem. Afinal, quando surgir uma vaga na sua área é provável que elas te avisem ou indiquem você.

Seja paciente e determinado 

Receber um “não” em uma entrevista de emprego é muito comum. Até para candidatos que já estão a um bom tempo no mercado de trabalho. Por isso, é importante ter paciência e ser determinado quanto aos seus objetivos.

Se você recebeu um “não” hoje, analise o que pode ser aprimorado na próxima entrevista para tentar receber um “sim”. Não desista do que você quer por conta de uma resposta negativa. 

Aproveite as dicas e tente aplicá-las para ir à próxima entrevista mais confiante e tentar conquistar uma resposta positiva do recrutador. Enquanto isso, aprimore-se com cursos e treine as respostas para as perguntas da entrevista.