Empatia impacta a vida das pessoas

A capacidade de sentir e entender as emoções e perspectivas de outras pessoas. Entenda como praticá-la no seu dia a dia

A empatia - a capacidade de sentir e entender as emoções e perspectivas de outras pessoas - É uma força de mudança, é uma força humana vital, criando pessoas mais felizes, comunidades mais fortes e um mundo melhor.

O Dia da Empatia é uma data para nos fazer lembrar e reforçar o que temos que aplicar todos os dia, todo o momento. É um exercício diário e constante. 

Exercício para fazer no dia da empatia?

LER - encontre e inicie um livro  entrar no lugar de outra pessoa. Quando você lê, seu cérebro reage como faria a eventos reais.

CONECTE -   pratique ouvir 100%, sente-se com uma pessoa e apenas ouça, as vezes as pessoas só querem desabafar, serem ouvidas,  escute de coração aberto.

ATO -   use suas habilidades, ofereça-se para ajudar alguém, faça algo por alguém. Pratique empatia para fazer a diferença.

Empatia em época de  home office

Nos últimos meses, grande parte dos profissionais precisaram mudar totalmente o seu ritmo e formato de trabalho, com o home office adotado em diversos setores. Tal mudança inclui o relacionamento entre os profissionais e seus gestores.

E a empatia é a competência que pode nos ajudar a manter a conexão e a colaboração nas equipes, mesmo a distância, e a superar este e outros momentos difíceis. Portanto.

Empatia é entender quando alguém passe atrás de você enquanto sua câmera está ligada, que vaze o latido ou miado do pet ou a voz de alguém falando perto.

Empatia é compreender que os pais  estão equilibrando suas rotinas de trabalho com os filhos. Então é normal ouvir ao fundo um  “manhê” ou “paiê” até mesmo um choro, e precisar largar tudo correndo para olhar a criança.

Empatia é saber que podem ocorrer instabilidade de conexão e energia, impossibilitando alguém de participar de uma reunião ou treinamento, mas todos estão comprometidos a fazer o seu melhor.

Empatia no ambiente de trabalho

A empatia é uma das competências sociais mais relevantes para o mercado de trabalho. Tem grande valor, pois contribui para um ambiente mais harmonioso e de cooperação. Além disso, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os diversos funcionários de uma organização. 

  • Tenha a boa vontade de ajudar os outros

  • seja carinhoso e sensível com outras pessoas

  • Buscar respeitar outros pontos de vista

  • Não julgue outras pessoas

  • seja atencioso e ouça de forma ativa

  • compreenda as limitações e sentimento de outros

  • Reconheça o valor de uma pergunta

  • Estabeleça conexões

A MetLife, preza e incentiva atitudes de empatia e um ambiente empático. Nós estamos sentindo e vivendo tudo isso com você!