Empreendedores de Palco: quem são eles afinal?
Com uma fórmula infalível nas mãos e plateias cada vez mais cheias, eles prometem sucesso rápido. Será que ele existe?
Você já deve ter visto ou até mesmo participado de um evento assim: auditório lotado com uma audiência animada, material de divulgação super caprichado e ingressos esgotados meses antes. Ao subir no palco, o palestrante dá uma aula de negócios, mostrando resultados incríveis e utilizando os chamados "gatilhos mentais" para fazer você acreditar que com um investimento (quase sempre) mínimo você pode ser o próximo unicórnio brasileiro.
Pois é, esse é um Empreendedor de Palco.
Mas o que faz essa turma ser tão diferencial? Por que tanta gente os acompanha e tenta replicar suas fórmulas de sucesso, notadamente no ambiente digital? E, principalmente: suas fórmulas são realmente de sucesso garantido?
Nós da MetLife, sempre atentos aos movimentos de diversos segmentos da economia, resolvemos traçar um perfil geral de quem seriam os empreendedores de palco e de como saber evitar abordagens pouco convencionais de algum deles, pode ser uma boa estratégia.
Antes, vamos lembrar o segredo do sucesso?
Por mais mirabolantes que pareçam as promessas de alguns "empreendedores de palco", uma das fórmulas que mais vezes deu certo quando o assunto é sucesso é aquela em você trabalha duro, administra bem os seus ganhos e é inteligente ao investir e crescer. É claro que preparação e até mesmo sorte entram na equação. Mas, ter sucesso genuíno costuma ser resultado de muito trabalho e de tempo.
É aqui que os empreendedores de palco costumam atrair a atenção dos mais ambiciosos. Eles prometem quebrar essa regrinha de ouro, encurtando o tempo, simplificando a solução e maximizando os retornos.
Procure saber da história pregressa do profissional
Dito isso, a primeira coisa ao iniciar uma aproximação com um empreendedor de palco é entender como ele chegou até ali. É muito comum nesse segmento encontrar gente falando sobre algum tipo de empresa que nunca teve, defendendo metodologias que nunca usou ou viu funcionar, apresentar passos, regras, fórmulas que só funcionam enquanto argumento de venda etc. Dê uma boa olhada no Linkedin do profissional e verifique o índice de veracidade de suas passagens profissionais e empreendimentos.
Tente avaliar o que é "dar certo" na visão do palestrante
Outro ponto de atenção importante é entender o que esse profissional utiliza para balizar sua noção de sucesso. Seriam clientes satisfeitos? Capital levantado? Ou só mesmo número de palestras realizadas por ano? Um sinal de alerta é quando o único resultado de seu discurso é o próprio discurso.
Desconfie da superficialidade de alguns dos materiais
Alguns empreendedores de palco complementam suas apresentações com grande quantidade de material digital vendido antes e após os encontros. Em alguns casos, tudo é revestido com o verniz de um "curso imperdível", ou "kit de sucesso" etc.
É claro que existem iniciativas de capacitação sérias, mas, avalie o material antes de adquirir (normalmente é oferecida uma peça gratuita) e desconfie caso ele seja superficial, o que pode indicar falta de conhecimento na área que ele defende.
Questione-se se, realmente, a proposta oferecida representa um negócio
Uma empresa é feita para dar lucro. Para isso, precisa encontrar uma necessidade não atendida, ou atendida parcialmente, formular um produto, serviço ou misto dos dois, com bom preço ( ou seja, que a sua venda cubra custos de produção e distribuição e gere margem de lucro) e que, além disso, oferecer suporte/atendimento a seus clientes no pós-venda.
É claro que isso é um resumo, mas, é assim que grande parte do mundo capitalista funciona. Caso seja vendida uma solução mirabolante que não atenda a esses requisitos, será difícil emplacar e ir para frente. A não ser que seja apenas para apresentar em uma próxima palestra.
Converse com ex-alunos e/ou ex-clientes
Pode parecer como o primeiro item que apresentamos, mas nesse caso, sua chance é maior, pois você vai contar com a opinião de quem, de fato, fez uso dos serviços oferecidos pelo palestrante. Procure levantar como foi a execução dos serviços oferecidos pelo profissional, sua visão estratégia do seu segmento etc.
Existem diversos empreendimentos sérios, disruptivos e inovadores, que trouxeram oxigênio a segmentos tão variados quanto comércio, indústria musical, telefonia, serviços e seguros. Mas, no meio de tanta gente, tem também soluções que parecem boas demais para serem verdade. Cabe a quem está focado em melhorar sua presença profissional no mercado ficar atento. O seu futuro agradece.
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