5 dicas para aumentar a sua empregabilidade aos 50 anos

Fazer cursos na área de atuação, se manter atualizado e ter habilidades específicas podem ajudar bastante

As pessoas querem, cada vez mais, se sobressair no disputado mercado de trabalho, principalmente nesse mundo competitivo em que vivemos. Mas quando se chega aos 50 anos, fica um pouco mais difícil manter a empregabilidade. Mas nem tudo está perdido e com algumas atitudes simples, é possível reverter isso e ser disputado pelas melhores empresas.

Nós da MetLife estamos sempre ao seu lado e não poupamos esforços para lhe oferecer uma vida plena e tranquila, em todos os aspectos. Por isso, preparamos 5 dicas sobre como manter a empregabilidade aos 50 anos. Pode acreditar, isso é possível e só depende de você.

Aproveite toda a sua bagagem profissional

Quando se completa 5 décadas de vida, uma pessoa já possui larga experiência profissional em diversas empresas e pode tirar proveito dela, de várias formas. Faça um currículo atrativo destacando seus pontos fortes bem como suas principais experiências anteriores. Várias empresas preferem profissionais mais experientes do que treinar alguém que nunca trabalhou antes. Use a sua experiência profissional a seu favor e aumente sua empregabilidade.

Mantenha-se atualizado

Não é porque você tem 50 anos de idade e larga experiência profissional que não precisa se atualizar sobre as principais tendências do mercado ou sobre o que acontece no mundo. Em diversos processos seletivos, muitos entrevistadores observam se os candidatos são pessoas atualizadas sobre os principais acontecimentos. Por isso, atualize-se, ao máximo!

Faça cursos na sua área de atuação

Mesmo que você já tenha o diploma de mestrado na sua área de formação há bastante tempo, aprender um pouco mais sempre é bem vindo. Sendo assim, que tal fazer novos cursos na sua de atuação para aprimorar seus conhecimentos? Sempre se pode aprender coisas novas, principalmente quando somos bombardeados com tantas informações novas, praticamente todos os dias. Invista em cursos na sua área e aumente suas chances de empregabilidade.

Deixe claro suas habilidades específicas

É claro que ao longo da sua trajetória profissional, você adquiriu algumas habilidades específicas. Mas elas sempre devem estar em evidência na hora da entrevista, por exemplo. Mostre ao entrevistador que você tem domínio técnico de algo específico e como suas habilidades podem contribuir no dia a dia da organização. Se for necessário, demonstre isso mencionando algumas experiências anteriores.

Tenha uma boa rede de contatos

Essa dica é fundamental, pois de nada adianta ter um currículo invejável se você não tem um bom networking. Na hora de uma recolocação no mercado de trabalho, ter uma ampla rede de contatos é crucial para isso. Por isso, mantenha sua rede de contatos sempre atualizada e envie seu currículo para os principais, pois eles podem estar precisando de um profissional com a sua experiência naquele momento. Aproveite as oportunidades!

É claro que nada acontece de uma hora para outra. Mas se você seguir as dicas dadas, provavelmente terá mais chance de aumentar sua empregabilidade aos 50 anos. Afinal de contas, você merece o seu lugar ao sol. 

A MetLife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.