Entenda porque a inteligência emocional no trabalho pode mudar sua carreira

Lidar com sentimentos, situações e pessoas diferentes é uma habilidade essencial para quem busca se destacar

Estar sempre pronto para os desafios da rotina profissional e pessoal é, possivelmente, uma das grandes batalhas do dia a dia moderno.

Estamos sempre buscando formas para entregar o nosso melhor, e isso às vezes demanda não apenas conhecimento teórico, mas habilidade para lidar com as emoções.

Na MetLife nós entendemos que corpo e mente precisam estar em harmonia para que a vida pessoal e o trabalho fluam da melhor maneira. E desenvolver sua inteligência emocional pode ser uma importante habilidade para você encontrar esse equilíbrio. 

O que é inteligência emocional?

Uma pessoa emocionalmente inteligente, de acordo com a psicologia, é alguém capaz de identificar, compreender e gerenciar suas emoções com mais facilidade. Algo que também o ajuda a compreender e lidar com as emoções das pessoas ao seu redor.

Entre as vantagens de ser emocionalmente inteligente está a capacidade de se manter motivado e equilibrado mesmo diante de situações extremas.

Autoconhecimento emocional: A chave para a inteligência

Ser emocionalmente inteligente no trabalho está diretamente ligado a forma como lidamos com nossos sentimentos em todos os momentos da vida. Analisar como nos sentimos diante das diversas situações do dia a dia e entender nossos valores e metas, é essencial para sermos capazes de reagir da melhor forma possível em casa ou no trabalho.

Melhorando os relacionamentos interpessoais

Essenciais para a boa convivência no ambiente empresarial, as boas práticas dos relacionamentos interpessoais estão diretamente ligadas à inteligência emocional.

Isso acontece pois, uma das principais funções da inteligência emocional é justamente possibilitar o contato de forma clara e empática entre pessoas de diversas áreas e backgrounds.

Calma e clareza para tomar decisões 

Alguém com inteligência emocional, invariavelmente, se apresenta como um profissional capaz de tomar decisões importantes de forma calma, busca resultados com resiliência e é capaz de controlar sentimentos e emoções no momento de avaliar situações delicadas.  

Qualidade indispensável para líderes

Atualmente, com a necessidade de manter equipes motivadas e fiéis à empresa, a inteligência emocional ganhou ainda mais importância no momento da seleção de líderes e desenvolvimento das atividades empresariais. 

Pessoas que demonstram essa habilidade são vistas como líderes natos e conseguem desenvolver a carreira de forma sólida e rápida dentro do contexto empresarial moderno.