Entenda porque a inteligência emocional no trabalho pode mudar sua carreira
Lidar com sentimentos, situações e pessoas diferentes é uma habilidade essencial para quem busca se destacar
Estar sempre pronto para os desafios da rotina profissional e pessoal é, possivelmente, uma das grandes batalhas do dia a dia moderno.
Estamos sempre buscando formas para entregar o nosso melhor, e isso às vezes demanda não apenas conhecimento teórico, mas habilidade para lidar com as emoções.
Na MetLife nós entendemos que corpo e mente precisam estar em harmonia para que a vida pessoal e o trabalho fluam da melhor maneira. E desenvolver sua inteligência emocional pode ser uma importante habilidade para você encontrar esse equilíbrio.
O que é inteligência emocional?
Uma pessoa emocionalmente inteligente, de acordo com a psicologia, é alguém capaz de identificar, compreender e gerenciar suas emoções com mais facilidade. Algo que também o ajuda a compreender e lidar com as emoções das pessoas ao seu redor.
Entre as vantagens de ser emocionalmente inteligente está a capacidade de se manter motivado e equilibrado mesmo diante de situações extremas.
Autoconhecimento emocional: A chave para a inteligência
Ser emocionalmente inteligente no trabalho está diretamente ligado a forma como lidamos com nossos sentimentos em todos os momentos da vida. Analisar como nos sentimos diante das diversas situações do dia a dia e entender nossos valores e metas, é essencial para sermos capazes de reagir da melhor forma possível em casa ou no trabalho.
Melhorando os relacionamentos interpessoais
Essenciais para a boa convivência no ambiente empresarial, as boas práticas dos relacionamentos interpessoais estão diretamente ligadas à inteligência emocional.
Isso acontece pois, uma das principais funções da inteligência emocional é justamente possibilitar o contato de forma clara e empática entre pessoas de diversas áreas e backgrounds.
Calma e clareza para tomar decisões
Alguém com inteligência emocional, invariavelmente, se apresenta como um profissional capaz de tomar decisões importantes de forma calma, busca resultados com resiliência e é capaz de controlar sentimentos e emoções no momento de avaliar situações delicadas.
Qualidade indispensável para líderes
Atualmente, com a necessidade de manter equipes motivadas e fiéis à empresa, a inteligência emocional ganhou ainda mais importância no momento da seleção de líderes e desenvolvimento das atividades empresariais.
Pessoas que demonstram essa habilidade são vistas como líderes natos e conseguem desenvolver a carreira de forma sólida e rápida dentro do contexto empresarial moderno.
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