Habilidade interpessoal: como está a sua?

Saber ouvir, comunicar e integrar, são habilidades essenciais para um ambiente saudável e altamente produtivo

Em meio à nossa rotina moderna, cheia de afazeres, cuidados com a família, com a casa, e o trabalho, é de extrema importância que sejamos capazes de buscar formas de melhorar nossa forma de interagir com as pessoas e com o mundo que nos cerca.

Essa forma de interagir é chamada de relação interpessoal, ou seja, a capacidade de se relacionar com outras pessoas.

Aqui na MetLife entendemos que criar e manter bons relacionamentos, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente, é extremamente importante, além de ser um processo pessoal de constante evolução. Por isso, separamos dicas rápidas para você colocar em prática e desenvolver ainda mais sua habilidade interpessoal. 

Aprenda a ouvir verdadeiramente

A melhor forma de construir uma relação, seja ela pessoal ou de trabalho, está diretamente ligada ao ouvir o outro. Muito se fala sobre essa necessidade que precisa ser desenvolvida por meio do interesse real no que está sendo dito.

Uma forma de demonstrar atenção à conversa é manter olhos nos olhos durante o diálogo, aguardar a conclusão das ideias para falar e fazer perguntas para esclarecer detalhes do tema que está em discussão.

Busque entender a realidade do outro: tenha empatia

Nós já falamos sobre empatia aqui no blog!

Basicamente, para ser empático é necessário ser capaz de se colocar no lugar do outro e, então, compreender suas dificuldades.

Ao ser empático, você se dispõe a aceitar as diferenças, o que contribui para a integração do ambiente e mostra que você está aberto para estar próximo daquele com o qual você se relaciona.

Atenção a linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é um importante filtro para demonstrar interesse nos temas e nas pessoas. Por isso, estratégias como manter o olho no olho, concordar com a cabeça - durante o diálogo -, e buscar falar em um ritmo agradável é algo perfeito para criar um canal de comunicação real entre as pessoas.

Mas não vale fazer esses gestos sem estar – de fato – atento ao outro! Pratique a atenção plena ao momento que você está compartilhando, seja em uma reunião, um jantar em família ou o encontro com amigos.

Saiba lidar com quem você não gosta

No trabalho, assim como na vida, nem sempre iremos gostar de todos ao nosso redor e é nesse momento sua habilidade interpessoal será mais necessária.

É importante buscar os pontos positivos das pessoas, para tentar criar uma conexão e manter seu julgamento sobre ela fora do radar, sempre em busca de manter um contato real, sem pré-julgamentos.

Tome a iniciativa e se comunique

Para que a habilidade interpessoal se torne cada vez mais natural no seu dia a dia, é importante colocá-la em prática. Então, tome a atitude. Se você é tímido ou ainda está entendendo como isso funciona, treine em ambientes mais amigáveis e evolua aos poucos. Você só tem a ganhar com isso.