Como identificar um futuro líder em sua equipe?
Além dos atributos técnicos, inteligência emocional é um ponto forte desse perfil
O mundo está mudando e o imaginário do chefe, rabugento e com pedidos impossíveis de serem atendidos, felizmente, não faz mais parte da cultura corporativa. A organização dentro das empresas mudou, dando espaço para lideranças horizontais e maior possibilidade de participação para os funcionários.
Hoje, um verdadeiro líder não é mais aquele que entrega o melhor trabalho, mas sim aquele que tem as melhores aptidões sociais e conhecimento técnico. Inteligência emocional, bom relacionamento interpessoal e capacidade de gestão são alguns dos atributos que são buscados em uma nova liderança dentro da empresa.
Você sabe reconhecer um bom líder dentro da sua equipe? Para ajudar você, a MetLife reuniu algumas dicas.
Inteligência emocional
Uma crise pede que pensemos rápido. Uma mudança de planos pede adaptabilidade. Um projeto que não ocorre da forma que previmos pede uma análise do que deu errado para corrigir futuramente.
Nem tudo dá certo sempre, mas é preciso maturidade para agir com segurança, sem transformar um problema em algo maior por conta da ansiedade e do desespero. Inteligência emocional focada no sucesso é fundamental para exercer uma gestão com equilíbrio emocional, mesmo em situações limite.
Pensamento crítico e estratégico
Pensar à frente, relacionar dados, extrair insights e contornar problemas é uma constante para quem irá liderar uma equipe ou uma área inteira dentro da empresa.
Não basta “fiscalizar” o trabalho; é preciso otimizar e alcançar metas cada vez melhores. Para isso é preciso estar atento aos detalhes, saber pensar fora da caixa e relacionar setores e informações diversas no objetivo comum: fazer o melhor trabalho possível.
Perfil comportamental
Um líder do setor de vendas precisa ser extrovertido, cativante, bem-humorado. Um líder do setor de logística deve ter um olhar analítico apurado. Para cada demanda, um perfil diferente. Para encontrar o líder na sua equipe, é preciso ter claro qual tipo de função ele cumprirá, para entender qual perfil comportamental é o mais adequado.
Saber gerir pessoas e tarefas
A comunicação objetiva e o bom relacionamento interpessoal fazem do líder uma pessoa acessível, uma parte integrante do time e não apenas uma pessoa em um cargo superior. Mas além da gestão de pessoas, é preciso também saber gerir tarefas.
A capacidade de delegar e pedir ajuda quando necessário continua sendo um ponto chave para identificar o verdadeiro líder: aquele que reconhece seus limites e tem em mente fazer o trabalho fluir, com ou sem ele.
Adaptabilidade
A imprevisibilidade é uma constante nos negócios. Um cliente que resolve não fechar um projeto importante, uma tecnologia nova que precisa ser absorvida para manter-se competitivo no mercado, uma baixa importante no quadro de funcionários...
Situações limites como essas põem à prova qualquer líder. Saber adaptar-se às situações mantendo a calma, o controle e o pensamento estratégico é fundamental para enfrentar crises.
Foco nos resultados
Entender a empresa como um todo, aprender rápido, ser cativante... Tudo isso é muito bom, mas essas características não servem se não forem colocadas a serviço dos resultados.
Saber transformar a teoria em resultados palpáveis é a função de todo líder.
Sua trajetória
A escalada profissional diz muito sobre a ambição e os desejos do futuro líder. Entender o seu caminho nas experiências prévias e como ele se desenvolveu dentro da sua empresa diz muito sobre o seu perfil e sobre seus planos futuros. Pessoas com personalidade de liderança não costumam ficar “paradas” com as mesmas funções, nos mesmos cargos por muito tempo.
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