Dicas para ler mais livros em menos tempo

Questão tem mais a ver com hábito do que com rapidez

Com a oferta de formatos e facilidade de compra de hoje, é normal que curte ler ver acumular uma pilha que parece sem solução. São livros físicos, e-books, PDFs; material pessoal e profissional que aguarda ser lido. Mas cadê o tempo?

Nós da MetLife, sempre dispostos a mostrar novas maneiras de viver de forma mais produtiva e feliz, pensamos em algumas dicas para você começar a fazer a fila de sua leitura andar mais rápido. Vamos lá?

Separe lazer e aprimoramento profissional

Uma das primeiras dicas é parar um dia e separar o que você tem em sua fila de leituras entre livros de lazer e aqueles destinados a sua carreira. Tente já fazer uma primeira triagem, identificando aqueles que realmente vão ficar para depois e os que têm mais urgência, seja por um motivo ou pelo outro. 

Depois, equilibre essas duas pilhas, de forma a conseguir manter um ritmo de aprimoramento pessoal sem perder o foco no seu prazer pela leitura. Isso é importante porque mantendo-se motivado, você aumenta o seu ritmo de leitura, nosso objetivo.

Encontre os hábitos que estào roubando o seu tempo de leitura

Estamos cercados de oportunidades para ver nosso tempo ser sugado. Os principais serviços de streaming nos oferecem séries, documentários e filmes o suficiente para não sairmos de frente da TV, o trânsito nas cidades nos prega peças quase sempre e, claro, as redes sociais nos hipnotizam com likes e comentários que não param de chegar.

Para liberar esse tempo, a melhor coisa é mapear as oportunidades de leitura que você está perdendo e convertê-las em quantidade de horas. Quantificar esse comportamento é fundamental para conseguir mudá-lo.

Crie uma lista viável de pelo menos um ano

Depois de descobrir quanto tempo você consegue "limpar" de sua agenda para se dedicar às suas leituras, é hora de organizar a tarefa. Lembra que você separou uma quantidade mais ou menos igual de livros de um grupo e de outro?

Agora é hora de alternar um tipo e outro em uma lista que seja viável de ser cumprida, ou seja, que esteja alinhada com a quantidade de horas disponível. Você pode utilizar apps criados para isso ou outros próprios para listas de tarefas, como o WunderList que permite até que você estabeleça data de conclusão e faça alguns comentários sobre cada leitura ao final.

Leia em grupo, isso ajuda

Você sabia que existem redes sociais próprias para quem curte ler bastante? Uma das mais famosas é a GoodReads.com que tem funcionalidades bem interessantes. Os próprios usuários indicam novas publicações, fazem resenhas com as suas opiniões e, vez ou outra, o próprio site publica entrevistas com os autores. Essa "leitura social" ajuda bastante a manter você empolgado e sintonizado com as suas metas.

Compartilhe e doe os livros que já leu

Para fechar com chave de ouro as suas conquistas como "leitor quase profissional", que tal doar algumas das obras que leu para ajudar a divulgar o hábito da leitura para quem, de repente, não tem condições? Com isso, você também libera espaço em sua estante para novas aquisições!

Ler é um prazer incrível que conseguiu resistir à diversas novidades tecnológicas dos últimos tempos. Compartilhar o que se aprendeu é também um dos grandes benefícios dessa prática. Pense nisso e espalhe essa ideia.