Linkedin: 10 dicas essenciais para destacar o seu currículo

Conteúdo, conexões de áreas relacionadas e atenção aos perfis empresariais são dicas para quem busca se destacar

 

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico. A quantidade de informações disponíveis e a velocidade com que elas são atualizadas, fazem com que precisemos nos preocupar cada vez mais com a forma como o nosso currículo é visto por recrutadores e empresas.

Esse dinamismo é ainda mais intenso quando pensamos no LinkedIn como uma das principais plataformas de contratação e divulgação de currículos do planeta.

Porém, assim como toda rede social, ela precisa ser alimentada de forma correta para que as experiências sejam vistas pelas pessoas certas. Com isso, a equipe MetLife listou 10 dicas básicas para que o seu perfil no LinkedIn ganhe ainda mais destaque. Veja!

Imagem é tudo: Tenha uma boa foto 

Sim, aqui ainda vale a máxima de que a 1ª impressão é a que fica. Por isso, fique atento ao visual da sua foto de perfil, já que ela conta bastante para alguns recrutadores.

Insira palavras-chave no seu perfil

As palavras-chave facilitam muito a busca por perfis específicos. Tê-las como parte da sua página é essencial para que você seja encontrado. Mantenha essas palavras alinhadas com o cargo que você está buscando e use-as, principalmente, na área de especialização.

Escreva um bom resumo e deixe suas qualidades em destaque 

Essas linhas são o primeiro contato que o recrutador ou a empresa têm com suas experiências. Investir um tempo na redação desse trecho do seu perfil é realmente importante.

Siga perfis de empresas que te interessam

Uma das formas mais diretas de deixar seu interesse profissional em evidência. Seguir perfis de empresas e marcas é importante para alinhar sua página às suas intenções de trabalho e para que as novidades desses locais cheguem mais fácil até você.

Mantenha seu perfil sempre atualizado 

Manter seus dados atualizados é uma das formas mais dinâmicas de ser encontrado. Isso acontece porque os recrutadores costumam realizar buscas focadas em funções e realizações. Por isso, seja específico, principalmente com a função que exerce no momento. 

Para quem está em busca de emprego, é importante colocar em destaque sua última função. Informações como “disponível no mercado” ou “em busca de recolocação” não costumam ser termos buscados por recrutadores, logo elas não devem ajudar.

Personalize seu endereço no site (URL)

Ter uma URL personalizada é outra forma simples de fazer com que seu perfil apareça mais nas buscas do site. No LinkedIn o recurso é gratuito e pode ser acessado por meio do menu Perfil. 

Perfis completos chamam mais a atenção

É importante que todos os campos disponíveis sejam preenchidos. No caso do LinkedIn, ao contrário do currículo tradicional, é necessário que toda as suas experiências estejam listadas. Isso gera autoridade no segmento e facilita a busca para os recrutadores.

Crie conteúdo para a rede

Uma das melhores formas de aparecer como resultado de pesquisa dentro da plataforma, é por meio da produção de conteúdo específico. Vale a pena ter em mente que quanto mais profissional e único for o conteúdo, mais chances de chegar em pessoas fora do seu círculo e ser visto por novas empresas e recrutadores. 

Recomende conexões para ser recomendado

Outro quesito visto com bons olhos por recrutadores e empresas são as recomendações. Por isso, recomendar colegas por seus trabalhos é uma boa forma de ser visto em outros perfis e de receber recomendações. 

Procure se conectar com profissionais de áreas relacionadas

O LinkedIn foi desenvolvido como uma plataforma profissional e entre as suas funções está o networking. Logo, não é problema adicionar pessoas que estejam ligadas ao mesmo ramo de trabalho que você, mas que você ainda não tenha tido nenhum contato fora do mundo virtual.