Dicas para manter a produtividade após os 50

Saiba como deixar sua vida muito mais ativa

Você já passou dos 50 anos e acredita que sua vida está chegando ao fim? Que nada! Essa é uma fase especial para você reavaliar seus conceitos e aumentar a sua produtividade em todos os sentidos.

Nós, da MetLife, nos preocupamos com a sua saúde e desejamos sempre hábitos saudáveis. Por isso, listamos algumas dicas especiais para você se tornar mais ativo após os 50 anos.

Tenha uma vida social ativa

A vida de todo mundo está sempre em verdadeiras transformações, mas o que não podemos pensar nesse vai e vem é nos isolar socialmente e esperar a hora final chegar. Pelo contrário, nessa etapa é preciso fortalecer os laços, fator essencial para adquirir pensamentos positivos e evitar doenças. Por isso, anime-se e procure os amigos antigos para relembrar coisas boas, por outro lado, conheça outros que possam acrescentar conhecimentos a você. E claro, embarque em atividades em grupos, como passeios, festas, viagens, entre outros momentos especiais.

Pratique atividade física

A atividade física é recomendada em qualquer idade. Após os 50, os músculos vão perdendo a tonicidade em razão do envelhecimento do corpo humano, justamente por isso você deve encarar atividades que goste para fortificar o corpo e a mente.  O recomendado são exercícios como caminhadas, fazer ioga ou natação.  

Alimente-se regularmente

Faça uma dieta adequada para sua idade e necessidades. Um nutricionista pode ajudá-lo nessa tarefa, de qualquer forma, você deve contemplar sua alimentação com frutas, legumes, vegetais e grãos integrais e mantenha a forma após os 50. 

Faça exames periódicos

Os exames de rotina são essenciais na avaliação da saúde física e emocional, além disso, é uma forma para detectar possíveis doenças. Nessa idade, muitos homens têm medo de realizar exames como a próstata. Deixe o preconceito de lado e cuide da sua saúde.

Vida sexual ativa

Talvez você já deva ter ouvido que o fim da menopausa leva a mulher ao abandono da vida sexual. É pura mentira! Tanto mulheres como homens ficam a vida inteira com muito libido e são capazes de manter relações sexuais com seus parceiros. É evidente que em situações contrárias a essas, um especialista é a solução para aconselhá-lo.

No entanto, não tenha medo de cuidar da sua vida sexual, pois o ato ajuda no condicionamento físico e mental. 

Expresse suas ideias

Uma pessoa acima dos 50 já viveu situações totalmente diversas e pode contribuir com outros, principalmente com os mais jovens. Por isso, expresse suas opiniões sempre que necessário. Mesmo que seja tímido, não deixe essa característica tomar conta de você pelo resto da vida. Vá em frente!

Mente alerta 

Qualquer pessoa já passou por lapsos de memória, seja por não lembrar o nome de alguém, ou esquecer de alguma informação enquanto conversava. Até aí tudo bem. Mas para que não seja algo corriqueiro e que contribua no aparecimento de graves doenças, pratique atividades como palavras-cruzadas, ler um livro por mês, ir ao cinema, visitar museus, ou jogar videogame.